Memórias da docência no MST: trajetória de uma professora do município de Itaquiraí/MS
Resumo
Este trabalho, discuti a trajetória profissional de uma professora que atuou em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST no município de Itaquiraí Mato Grosso do Sul. O trabalho objetivou identificar e analisar a profissão docente no interior do estado de Mato Grosso do Sul, em uma figuração especifica, por meio da história e memórias de uma professora que iniciou e exerceu toda a carreira docente com a infância. Trabalhamos com a abordagem metodológica da História Oral Temática, com apoio de entrevista. Os dados discutidos foram analisados à luz do aporte teórico de Norbert Elias, a partir dos conceitos de figuração e interdependência, contando também com outros autores. A trajetória da professora estudada permitiu compreender o processo de constituição da profissão docente, do ser professora, da prática com crianças e do papel que ela teve na educação da infância no interior do estado.ç
Downloads
Referências
ALBERTI, V. Histórias dentro da História. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
ABERTI, V. Manual de Historia Oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
ARCE, A. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BRASIL. Mato Grosso do Sul. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE). Perfil Estatístico de Mato Grosso do Sul. Ano base, 2015. Campo Grande: SEMADE, 2016, 109 p. Disponível em: <http://www.seinfra.ms.gov.br/wp-content/ uploads/sites/6/2017/06/Perfil_Estat%C3%ADstico_MS_2016.pdf/>. Acesso em: 7 out. 2018.
BEN-PERETS, M. VI II Episódios do passado evocados por professores aposentados. In: NÓVOA, A (Org.). Vidas de professores. 2° Ed. Portugal: Porto Editora, 2000.
BOSI, E. Tempo de lembrar. In. (Org.). BOSI, E. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. Companhia das Letras, 3 ed. São Paulo, 1994.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. V. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Organização de Michael Schoter, tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2005.
ELIAS, N. Conceitos sociológicos fundamentais. In: NEIBURG, F.; WAIZBORT, L. (Org.). Escritos e ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 21-33.
FARIA, H. A. Trajetórias de professores homens que atuaram com crianças no interior de Mato Grosso do Sul (1962-2007). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação FAED - Universidade Federal da Grande Dourados − UFGD. Dourados/MS, 2018.
FERREIRA, M. M. História, tempo presente e história oral. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 314-332, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2002000200314&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 out. 2019.
IWAMOTO, V; SARAT, M. Danças Japonesas: a história e a trajetória de uma professora imigrante. Dossiê. História Oral, v.19, n. 2, p.8. jul/dez. 2016.
KRAMER, S. Educação Infantil e Formação, a titulação de conclusão: Formação de professores, a necessária democratização da educação infantil. In: KRAMER. S (org.). Profissionais de Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Editora Ática, 2005.
MEIHY, B. S. C. J. Definindo História Oral e memória. Comunicação apresentada no 1º Encontro Nacional de História Oral. São Paulo, 19 de abril de 1993. Cadernos CERU – no 5 serie 2, 1994.
MONTIEL, L. W. T. Da assistência à Educação Infantil: A transição do atendimento à infância no município de Naviraí, MS (1995-2005). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados − UFGD, Dourados/MS, 2019.
NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf/>. Acesso em: 20 de dez. de 2017.
NÓVOA, A. I Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A (org.). Vidas de professores. 2° Ed. Portugal: Porto Editora, 2000.
RODRIGUES, S. T. G. História do Clube de Mães e as origens do atendimento à criança pequena em Naviraí – (MS) (1970-1990). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados/MS, 2019.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética na História Oral. 1997. Revista Projeto História. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11215/8223/>. Acesso em: 06 de jun. de 2018.