Metodologia Maker: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Resumen

A inclusão de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente educacional requer a implementação de estratégias pedagógicas inovadoras que atendam às necessidades específicas destes alunos e que promovam o engajamento, a autonomia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Nesse contexto, o Movimento (ou Metodologia) Maker surge como uma possibilidade bastante promissora, caracterizada pela filosofia do "faça você mesmo" e pela ênfase na aprendizagem prática, criativa e colaborativa. Assim, o objetivo deste artigo é demonstrar como as ferramentas tecnológicas, práticas de construção e processos interativos do Movimento Maker favorecem o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, em especial, para estudantes com TEA. Para tanto, buscou-se compartilhar em um relato de experiência, atendimentos realizados em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) que fizeram uso da Cultura Maker para alunos com TEA, com aporte teórico na literatura nacional e internacional, utilizando publicações impressas e eletrônicas, artigos científicos da base de dados Scielo, sem especificação de recorte temporal e em língua portuguesa e inglesa. Foram localizados estudos que corroboram com a prática encontrada nos atendimentos na SRM e que nos indicam a assertividade da Cultura Maker para estudantes autistas de diversas idades, além de outros alunos com e sem deficiência ou dificuldades de aprendizagem, contribuido para o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Tais resultados permitem que a prática favoreça as relações de aprendizagem e concluiu-se a importância de ser incluída como prática no ambiente escolar mais inclusivo e eficaz. 

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Biografía del autor/a

Lucilene Aparecida Faria , Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, SP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia e Tecnologias Digitais e Ensino a distância. Professora Especialista na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, SP.

 

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP de Marília.  Professora Especialista na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, SP.

Carla Cristine Tescaro Santos Lino, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia. Professora Bilíngue em SRM-Surdez. Especialista em Educação Especial Surdez/Libras, Especialista de Sala de Recursos Multifuncional na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, PR.

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Publicado
2025-09-17
Cómo citar
Faria , L. A., Wellichan, D. da S. P., & Lino, C. C. T. S. (2025). Metodologia Maker: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 227-245. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23706
Sección
Artigos de fluxo contínuo