Revistas

  • albuquerque: revista de história

    ISSN 2526-7280 (online) ISSN 1983-9472 (impresso)


    Albuquerque: revista de história é uma publicação semestral editada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (PPGCult) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Câmpus de Aquidauana) e pelos membros do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens - LEDLin - UFMS. Convidamos a todos(as) a navegar pelos números da revista na opção "Arquivos", disposta na barra do menu. Nos arquivos constam da primeira edição - lançada em 2009 - até a mais recente. Visite também nossa página no Facebook. Pagina Web también disponible en español.

  • Ateliê do Turismo

    ISSN 2594-8407 (online)


    A Ateliê do Turismo é uma revista científica on-line e foi criada a partir de professores pesquisadores da área de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o objetivo de ser um canal de difusão e fomento do conhecimento interdisciplinar no campo do Turismo e Hospitalidade. A revista tem o intuito de publicar, inicialmente, por semestre, artigos científicos, ensaios, artigos de opinião, entrevistas, de autoria de pesquisadores e profissionais no campo do Turismo, Hospitalidade, Lazer e suas interfaces com áreas afins, permitindo uma natureza interdisciplinar de contribuições e avanços nesse processo importante e dinâmico de maturidade científica do Turismo, Hospitalidade e Lazer em nosso país.

  • CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS

    ISSN 2763-888X (online)


    O periódico CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS tem como objetivo oportunizar a um número maior de estudantes de Graduação e Pós-graduação, bem como a pesquisadores em geral, o debate contemporâneo em torno dos Estudos Culturais numa perspectiva transdisciplinar.

  • Composição Revista de Ciências Sociais da UFMS

    ISSN 1983-3784 (online)


    Composição tem a missão de publicar artigos, resenhas, relatos de experiência na campo das ciências sociais e em outras áreas do conhecimento que  tenham afinadade com a antropologia, a política e sociologia, sendo aberta à toda comunidade acadêmica que queira contribuir com pensamento científico. Seu processo de submissão é fluxo contínuo apenas pelo OJS e todas as colaborações são avaliadas por revisores. 

  • Desafio Online

    ISSN 2317-949X (online)


    A Revista Desafio Online é uma publicação quadrimestral de livre acesso editada pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e tem como missão ser uma fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e gerencial das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia. A Revista Desafio Online publica trabalhos originais inéditos. A revista não cobra dos autores taxas referentes à submissão de artigo (submission charges). A revista não cobra dos autores taxas referentes ao processamento de artigo (APC). Todos os artigos publicados nesta revista também podem ser encontrados: SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library, GoogleSchoolar, Latindex, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Dialnet.


     
  • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

    ISSN 2527-1393 (online)


    A Revista Eleuthería (ελευθερία) é um periódico científico vinculado ao Curso de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de Filosofia em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico. Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia em geral, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais. 

  • Fato & Versões - Revista de História

    ISSN 1983-1293 (online)


    A Revista Fato & Versões nasceu dos esforços dos professores e acadêmicos do curso de História da Faculdade Católica de Uberlândia-MG, que resultaram na publicação de 8 números em 4 volumes, entre os anos de 2009 e 2012. A partir de 2015, os trabalhos de editoração passaram a ser coordenados pelo Grupo de Pesquisa "História, Cultura e Sociedade", e a Fato & Versões passou a compor o rol de Revistas da UFMS.

  • InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS

    ISSN 2674-9947 (online) ISSN 1413-0963 (impresso)


    A revista InterMeio é o periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possuindo classificação B2. Um dos seus objetivos é a publicação de trabalhos inéditos na área de educação resultantes de pesquisas. Compreendemos por trabalhos inéditos os artigos e relatos originais de pesquisa na área educacional, bem como resenhas de livros de destaque e, eventualmente, documentos especiais e traduções. Tem como propósito abordar questões que se colocam como atuais e significativas para a compreensăo dos fenômenos educativos. Para citar a revista no currículo lattes, deve-se utilizar o nome "Intermeio (UFMS)" e ISSN 1413-0963 (impresso) / ISSN 2674-9947 (eletrônico) .

  • Journal of Experimental Techniques and Instrumentation

    ISSN 2595-1106 (online)


    The Journal of Experimental and Techniques - JETI - is an online peer-reviewed journal published by the Materials Science Graduation Programme of the Institute of Physics of the Federal University of Mato Grosso do Sul, Brazil. JETI reports on the fundamentals of experimental techniques and instrumentation development applied to the creation of new materials and to the ones with improved performances. It promotes, therefore, the scientific dissemination of technology for utilities and academic applications at the interface of physics, chemistry, materials and engineering sciences.  Presents international research on instrumentation for materials synthesis and characterization; Development of low cost cost instruments for lab measurements; Covers computer programs development for instrumentation interface; Fundamentals of specific experimental measurement and data analysis; Development and application of analytical methods. Authors can publish in the journal without any additional charges.

  • Orbital: The Electronic Journal of Chemistry

    WELCOME TO ORBITAL



    Orbital: The Electronic Journal of Chemistry (eISSN 1984-6428) - is a peer-reviewed online journal published by the Institute of Chemistry of the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil. Original contributions (in English) are welcome, which focus on all areas of Chemistry and their interfaces with Pharmacy, Biology, and Physics. The journal has an international editorial team of experts, ensuring high standards for the texts published. Neither authors nor readers have to pay feesOrbital is covered by: Chemical Abstract (CAS)SciFinderScopusWeb of ScienceCengage Learning; DOAJEBSCO Publishing; Genamics JournalSeek; Index CopernicusLatindexLivRe!Portal Periódicos CAPES; Science Central; SEER - IBICT; Sherpa-RomeoUlrich's Periodicals DirectoryWEBQUALIS - CAPES (for Brazilian authors). Orbital is associated to ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos. Its abbreviated title (CAS Source Index) is Orbital: Electron. J. Chem., which should be used in bibliographical references.


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  • Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS

    ISSN 2448-1165 (online) ISSN 1517-9257 (impresso)


    A PAPÉIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens tem como objetivo a divulgação de artigos inéditos, resenhas, resumos expandidos e entrevistas, elaborados por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, voltados para a grande área de Letras, Linguística e Artes, mais especificamente para as linhas de pesquisa do Programa, e que apresentem contribuições relevantes para a ampliação e o aprofundamento do debate teórico, da análise de questões estéticas e culturais. Os trabalhos submetidos à comissão editorial e que atendam à linha editorial da revista são encaminhados para análise, por meio de submissão anônima, a dois pareceristas "ad hoc". Edições anteriores a 2013 poderão ser acessadas no endereço antigo da revista, disponível em http://www.papeis.ufms.br/ ou nesta mesma página, acima, na aba: "NUMEROS ANTERIORES A 2013".


     

  • Perspectivas da Educação Matemática

    ISSN 2359-2842 (online)  ISSN 1982-7652 (impresso)


    A Revista Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Destina-se à publicação de artigos da Educação Matemática e suas interfaces.

  • Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

    ISSN 2358-1840 (online)


    Periódico quadrimestral e on line da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí, voltado para publicações em Educação e Ciências Sociais. ISSN: 2358-1840. QUALIS B2. 

  • Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES)

    ISSN 2594-9888 (online)


    A revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES) publica textos de todas as áreas das ciências biológicas, biomédicas, da saúde (experiências clínicas e experimentais) e da educação em saúde abordando questões gerais, inovadoras e específicas. Periodicidade: Semestral.


     
  • Revista de Engenharia de Produção

    ISSN  2763-9967 (online)


    A REP – Revista de Engenharia de Produção é uma realização dos cursos de Engenharia de Produção da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e trata-se do primeiro periódico do Centro-Oeste brasileiro especializado em Engenharia de Produção para, entre outros objetivos, preencher a lacuna de representatividade da região em termos de pesquisa e difusão do conhecimento, bem como contribuir com outros olhares e perspectivas.

  • Revista Diálogos Interdisciplinares

    ISSN 2359-5051 (online)


    A Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP, de periodicidade anual, é fruto das reflexões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores (GEPFIP), cujas discussões ocorrem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Aquidauana e demais Instituições de Ensino Superior. Sua proposta é estabelecer profícuos debates entre diferentes áreas do conhecimento e destina-se a publicar textos que abordam as questões interdisciplinares na escola e fora dela. "Nas entrelinhas de cada artigo a parceria consolidou-se como forma de reverberar o intensivamente pesquisado na multiplicidade de aspectos ofertados." Ivani Fazenda. A Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP encontra-se indexada nas seguintes bases de dados: Latindex, Open Academic Journals Index (OAJI). DIRETRIZES PARA AUTORES - ENVIO DE ARTIGOS VERSÃO 2018


  • Revista Direito UFMS

    ISSN 2447-2336 (online)


    A Revista Direito UFMS convida autores (as) da comunidade jurídica e afins a submeter artigos científicos e resenhas críticas para sua próxima edição. Destinada ao fortalecimento e aprofundamento dos vínculos entre acadêmicos, docentes, alunos e pesquisadores, a Revista Direito UFMS está aberta ao recebimento de trabalhos com as mais diversas abordagens teóricas, práticas e metodológicas, inclusive interdisciplinares, que se enquadram no eixo temático “Direitos Humanos e Fundamentais”. Nesse sentido, o periódico ora apresentado à comunidade científica aceitará contribuições de pesquisadores doutores que identificam tais direitos e a maneira pela qual se materializam, enfrentando as noções de liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania, democracia e justiça social, bem como tecendo análises sobre os mais diversos mecanismos jurídicos, sociais e políticos de garantia desses direitos nos planos interno e internacional. A Revista Direito UFMS receberá os trabalhos em fluxo contínuo, pelo sistema da plataforma OJS (https://periodicos.ufms.br/index.php/revdir). Os artigos e resenhas serão recebidos nos idiomas português, inglês e espanhol e avaliados conforme o sistema double blind peer review.

  • Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente

    A Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente é um projeto editorial multidisciplinar e de natureza científica que tem por objetivo a divulgação inédita de artigos científicos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou ensaios teóricos e resenhas críticas, cujas interlocuções estejam relacionadas às temáticas de educação, tecnologias digitais e formação docente.


     
  • Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas

    ISSN 1808-2653 (online)


    A Revista Eletrônica AGB-TL teve o seu primeiro número lançado em 2004 e, desde então, fomenta a publicação de reflexões científicas na forma de artigos, resenhas, notas, relatos de pesquisa e dossiês. A revista se consolidou como uma iniciativa da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), seção Três Lagoas, e atualmente está também vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia,  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas. É um periódico semestral, gratuito, on-line, com linha editorial voltada aos temas relacionados às ciências humanas e ambientais, contendo artigos sobre questão agrária e urbana, meio ambiente, educação, políticas públicas e governamentais, turismo, geotecnologias, entre outros. 

  • Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MS

    ISSN 2675-1003 (online)


    A REPET-TL objetiva somar esforços de reflexão teórica visando divulgar práticas de formação materializadas nas atividades do Programa de Educação Tutorial - PET.

  • Revista Ensin@ UFMS

    ISSN 2525-7056 (online)


    ENSIN@ UFMS  é uma publicação anual vinculada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar (LEA UFMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFoRP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa de Pós-Graduação  em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em  Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).


     

  • Revista GeoPantanal

    ISSN 2446-8681 (online) ISSN 1517-4999 (impresso) 


    A Revista GeoPantanal tem a missão de publicar artigos cientí­ficos relacionados às áreas de Geografia e afins, que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico destes campos de saber. O foco principal está relacionado a temas como fronteira, Pantanal e estudos que tenham fundo geográfico, valorizando o caráter interdisciplinar. A revista é uma publicação semestral, composta pelas seções de artigos, resenhas e entrevistas especiais. A Revista GeoPantanal possui um Conselho Editorial composto por doutores, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre as matérias da revista. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores, com a omissão da identificação do autor. Caso haja pareceres divergentes, o editor encaminhará o trabalho para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e acatados pelo Conselho de Redação. A Revista GeoPantanal é uma publicação semestral.

  • Revista GESTO-Debate

    A revista "GESTO-Debate" (ISSN 2595-3109) é uma revista educacional online, de fluxo contínuo e com acesso aberto e totalmente gratuito. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Estudos Fundamentos da Educação - GEFE - em contribuir com publicações que permitam entender a educação, tanto para não sobrecarregá-la com tarefas impossíveis de realizar, quanto para não desprezá-la acreditando que ela nada pode desempenhar. O foco geral, portanto, é o fenômeno educativo - em sentido amplo ou estrito - em articulação histórica e social com a síntese das interações entre os diversos complexos sociais.


    Aceitam-se textos em português, espanhol, inglês, francês e italiano.


    Esta revista se preocupa com a ética na pesquisa em educação e adota do código de ética: "Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors" do Comittee on Publications Ethics. Aceitam-se textos em português, inglês e espanhol. Esta revista permite o livre acesso a seu conteúdo, bem como não cobra nenhuma taxa para o processo de submissão e avaliação de artigos.
    Os textos publicados expressam os argumentos e opiniões exclusivamente dos autores.
    Licença Creative Commons : Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC).


     

  • Revista Gestão Empresarial - RGE

    ISSN 2594-7052 (online)


    A Revista Gestão Empresarial é um periódico semestral publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, que tem como missão: Disseminar conhecimentos científicos tendo como base temas e assuntos que envolve a gestão organizacional e empresarial, independentemente da área de conhecimento.

  • Revista Pantaneira

    ISSN 1677-0609 (online)


    A Revista Pantaneira tem periodicidade Anual, sendo publicada no mês de DEZEMBRO de cada ano, salvo em Edições Temáticas e Especiais. Nosso objetivo é publicar artigos originais que divulguem resultados de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Geografia e áreas correlatas, a fim de estimular a difusão do conhecimento interdisciplinar e o fomento ao debate entre autores e leitores.

  • Revista Primeira Escrita

    ISSN 2359-0335 (online)


    A Revista Primeira Escrita é uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana. Seu principal objetivo é a publicação de textos inéditos de graduandos e demais estudiosos da área de Letras, de qualquer instituição de ensino do país. A revista mantém uma periodicidade semestral, sendo os textos enviados para publicação submetidos a parecer do Conselho Editorial e encaminhados para análise de dois pareceristas.

  • Revista Saúde e Meio Ambiente

    ISSN 2447-8822 (online)


    A Revista Saúde e Meio Ambiente é um periódico semestral com submissão de trabalhos em fluxo contínuo publicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, que tem como Missão: Disseminar conhecimentos científicos tendo como base a temática principal da revista e objetiva a difusão e divulgação dos resultados de atividades de estudos, pesquisas, extensão e resenhas acadêmicas e também contribuir para a maior visibilidade e acessibilidade da produção técnica e científica.

  • Revista Trilhas da História

    ISSN 2238-1651 (online)


    A Revista Trilhas da História, periódico vinculado ao curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, completou em julho de 2021 uma década de contribuições para a pesquisa histórica em Mato Grosso do Sul. Seu propósito, desde o primeiro número, foi de atuar como uma via de mão dupla para a divulgação das pesquisas e atividades produzidas por docentes e discentes do curso de História do CPTL, ao mesmo tempo em que se oportuniza ao público nacional uma possibilidade de divulgação científica de qualidade, pautada em ética e compromisso profissional.

  • Anais da Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS

    ISSN 2674-9440 (online)


    Os Anais da Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS é uma publicação do dos cursos de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul. Seu principal objetido é disseminar a produção científica e ações de extensão de graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores das áreas de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal, participantes e palestrantes desse evento anual.

  • Anais do Congresso Nacional de Estudos Culturais

    Os Anais do Congresso Nacional de Estudos Culturais são publicados com vistas a dar visibilidade às pesquisas em andamento ou concluídas expostas por meio de sessões orais quando da realização do ENEC,  nas dependências do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e que se inserem no campo dos Estudos Culturais, seja a partir de seus aspectos teóric--metodológico, político ou temático. 

  • Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática

    ISSN 2596-3228 (online)


    A produção de pesquisa em História da Educação Matemática tem crescido significativamente nos últimos anos. Pesquisadores têm focado temas distintos, seguindo fundamentações diversificadas em abordagens profícuas e criativas. Os trabalhos de investigação nessa área têm sido realizados em várias instituições espalhadas pelo país. Edições temáticas sobre História da Educação Matemática têm sido produzidas por conceituados periódicos nacionais e internacionais e, além dos inúmeros grupos de pesquisa brasileiros já consolidados, há muitos grupos que, embora criados mais recentemente, já apresentam produção consistente. O ENAPHEM surge nesse contexto e é o único evento de caráter nacional do campo da História da Educação Matemática, com ocorrência bienal, congregando pesquisadores de todo o país, dos mais diversos programas de pós-graduação, além de professores do ensino básico e graduandos interessados na temática. O VI ENAPHEM será realizado em Flonianópolis, Santa Catarina, de 09 a 11 de novembro de 2022. O tema será “História da Educação Matemática e suas conexões com a Educação Matemática: outros problemas, outros objetos, outras abordagens...”


     

  • Anais do I Encontro em Síntese, Caracterização, Aplicações e Modelagem em Ciência dos Materiais

    O I ESCAM vem como objetivo criar um ambiente profícuo para a divulgação, discussão e difusão de projetos e pesquisas relacionadas à área de Ciências dos Materiais. Tendo como meta fomentar uma maior interação entre grupos de pesquisa, de diferentes universidades brasileiras, mas principalmente dos estados do MS e MT, ligados a Ciência e Engenharia de Materiais. Focando também no envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação em um ambiente de pesquisa acadêmica. O Encontro tem como meta situar os alunos com respeito às possibilidades e potencialidades de aprendizagem, formação e carreira que podem ser oferecidas pela pós-graduação no âmbito dos estados do MS e MT. Espera-se assim que um evento regional de pequeno/médio porte que congregue estrategicamente pesquisadores em áreas correlatas propicie um ambiente ameno e rico de discussões.

  • Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática

    ISSN 2448-2943 (online) ISSN 2177-3122 (impresso)


    O primeiro SESEMAT foi realizado em 2007, teve como principal objetivo dar início as atividades do Curso de Mestrado em Educação Matemática. Embora esse fosse o objetivo primeiro do evento, percebeu-se o interesse de pesquisadores da região em participar do Seminário, pois o mesmo seria um meio de divulgação das pesquisas em andamento e concluídas no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo assim, criaram-se expectativas para a segundo edição do evento em 2008. Em 2015 o Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) foi um evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat).

  • Anais do Simpósio Nacional de Línguas e Literaturas e do Encontro Nacional de Literatura e Filosofia

    ISSN 2447-1089 (online)

    Os Anais do Simpósio Nacional de Línguas e Literaturas e do Encontro Nacional de Literatura e Filosofia é uma publicação do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana. Seu principal objetivo é disseminar a produção científica de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e docentes das áreas Letras – Linguística e Literatura, e de Filosofia – Filosofia e Literatura, participantes e palestrantes dos eventos realizados pelo curso. As formas de publicação são resumos e artigos de participantes e palestrantes convidados, cuja temática gire em torno das áreas divulgadas na programação anual do evento, sem restrições de enfoques teóricos ou metodológicos.
  • Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração

    ISSN 2675-4185 (online)


    O SIMSAD é um evento acadêmico científico que tem por objetivo promover um processo de atualização, cooperação e incremento de conhecimento por meio dasocialização (palestras, minicursos, visitas técnicas, networking e apresentação de artigos científicos)entre a comunidade em geral, profissionais, empresarios, professores e acadêmicos.

  • Anais do ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática

    O Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática (ESEM) é um evento Estadual promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional MS (SBEM-MS) em parceria com instituições de ensino superior do Estado. Se constitui como um espaço de discussão, reflexão e problematização de questões teóricas e práticas relacionadas à Educação Matemática por meio de minicursos, oficinas, comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres, palestras, mesas redondas, painéis, dentre outras. O evento é rotativo, alternando o local de realização entre as cidades do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) que possuem polos universitários. Ao longo de cerca de três décadas, professores de matemática dos diferentes níveis de ensino, pesquisadores, licenciandos, mestrandos e doutorandos, oriundos principalmente de MS, juntamente com colaboradores da área e participantes de outras regiões, se reúnem nesse evento para compartilharem suas experiências, pesquisas e resultados. O ESEM está em sua 14ª edição e, pela primeira vez, será realizado virtualmente passando por adaptações para se ajustar ao formato virtual. Neste ano de 2021, o XIV ESEM ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro sob a coordenação da equipe da UFMS, Campus de Aquidauana, com a temática “Diálogos entre sujeitos que mobilizam matemáticas”, com o objetivo de propiciar a integração e troca de experiências entre os diferentes participantes por meio de diálogos e ações como oficinas, relatos de experiências, comunicações, pôsteres, palestra e mesa interativa.

  • Anais dos Seminários Internacionais de Estudos de Linguagens e das Semanas de Letras - FAALC/UFMS

    ISSN 2675-7419 (online)


    Os Anais SIEL e Semanas de Letras - FAALC/UFMS têm como objetivo a divulgação de pesquisas na área de Letras e Linguística, bem como nos Estudos de Linguagens nas suas relações intra, inter e transdisciplinatres. As submissões são resultantes de trabalhos apresentados nos Seminários Internacionais de Estudos de Linguagens e Semanas de Letras - FAALC/UFMS, na edição dos eventos realizada no ano imediatamente anterior ao de cada edição dos anais. Os textos devem ser inéditos, não podem ser submetidos a outro periódico simultaneamente e são encaminhados para parecer duplo-cego.

  • ANAIS EduForP

    ISSN 2763-9185 (online)


    O Seminário Nacional de Educação, Cultura e Formação de Professores (EduForP) vinculado e veiculado pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-(PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas - CPTL, nasceu da busca de consolidação de espaços de discussão em torno das pesquisas e produções científicas do corpo docente e discente no contexto das Ciências humanas apresenta-se consolidado com a presente publicação de periodicidade anual. A publicação é gestada no interior do Grupo de pesquisa – Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea – EduForp: criado em 2014 figura como extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, coordenado pelo Bolsista em Produtividade (1C) e professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina, prof. Dr. Phil. Alexandre Fernandez Vaz. EduForp, por sua vez, tinha como cede a Universidade do Sul de Santa Catarina onde o seu líder atuava antes da aprovação no concurso público na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2014. Desde então o EduForp passou a ter como cede a referida instituição UFMS, Campus Três Lagoas. EduForp conta com alunos de todos os níveis em nível superior Graduação, Mestrado e Doutorado. Portanto, os membros têm se dedicado a desenvolver pesquisas de base com acesso à fontes primárias (pesquisas etnográficas em educação e infância), documentos para análises dos dispositivos educacionais/formativos e culturais na sociedade contemporânea. O grupo conta com duas linhas de pesquisa, quais sejam (1) Educação e diversidades sociais; (2) Teoria Crítica, Cultura e Educação que centram seus esforços teóricos, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico e “raciais” na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Por fim, a grupo conta com 5 pesquisadores e 17 discentes (Graduação, Mestrado e Doutorado). O grupo estabelece relações profícuas de pesquisas com diversas universidades Nacionais e Internacionais, como por exemplo, Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa onde o Líder atuou como investigador Visitante no ano letivo (2017-2018); Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017) onde foi realizado uma estância de curta duração; Universidad de la República (Urguguai), na qual o líder ministra palestras e Seminários; Univerdade Eduardo Mondlane (Maçambique) com parcerias em pesquisas; Universidad de Barcelona com parcerias em pesquisas (Espanha); Arizona University (E.U.A) com parcerias de consultoria; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal de Santa Maria  onde foram realizados estudos pós-doutorais; Universidade do Extremo Sul Catarinense. Os pesquisadores e a discente do doutorado atuam como parecerístas ad hoc em diversos periódicos QUALIS/CAPES além de atuar na revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal) e os seus membros são acionados para avaliação ad hoc de agências de fomento Nacional CAPES e CNPq e internacionais, como por exemplo, a Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai.

  • Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN)

    ISSN 2598-8083 (online)


    EIXO 1: Administração de Empresas


    O eixo ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS abrange os produtos científicos e tecnológicos relevantes à gestão das organizações privadas. Entre seus principais temas contempla conhecimentos relacionados à: Gestão financeira e contabilidade; Gestão mercadológica; Gestão de pessoas e psicologia organizacional; Gestão da produção e operações; Empreendedorismo, estratégia e competitividade; dentre temas correlatos e tendências.


    EIXO 2: Administração Pública e Terceiro Setor


    O eixo ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E TERCEIRO SETOR abrange os produtos científicos e tecnológicos relevantes à gestão das organizações públicas e do terceiro setor. Entre seus principais temas contempla conhecimentos relacionados à: Gestão pública; Governança e Compliance; Estado e Governo; Políticas públicas; Gestão do Terceiro Setor; dentre temas correlatos e tendências.


    EIXO 3: Inovação e Tecnologias


    O eixo INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS abrange os produtos científicos e tecnológicos de múltiplas áreas do conhecimento, na resolução inovadora de problemas diversos que impactam tanto nas organizações como em toda sociedade. Entre seus principais temas contempla conhecimentos relacionados a: Ciência e tecnologia; Gestão da inovação; Inteligência Competitiva; Ciência de dados; Sistemas de Informação; Desenvolvimento e melhoria de produtos e processos; dentre temas correlatos e tendências.


    EIXO 4: Educação e Sociedade


    O eixo EDUCAÇÃO E SOCIEDADE abrange a discussão, de maneira transversal ou não, de temas ligados à educação e a sociedade, sob diversas perspectivas e diálogos. Contempla conhecimentos interdisciplinares relacionados à educação e sociedade que problematizem essas relações com o bem-estar social e que reflitam sobre os diversos desafios nessas áreas de conhecimento, tanto em nível internacional, nacional, como regional. O eixo temático visa promover pesquisas que se proponham a discutir novos arranjos sociais, educacionais, políticos, econômicos, ambientais e culturais visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Entre seus principais temas estão: Ciência Política; Gestão da Educação; Pedagogia; Sociologia e Antropologia; Ética; Cultura; dentre temas correlatos e tendências.


    EIXO 5: Desenvolvimento local e regional, Território e Urbanização


    O eixo DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL, TERRITÓRIO E URBANIZAÇÃO abrange os produtos científicos e tecnológicos de múltiplas áreas do conhecimento, que impactam direta ou indiretamente no desenvolvimento local e regional em sua amplitude de perspectivas, no território e suas diversas abordagens, e, na urbanização sob seus distintos prismas de análise. Entre seus principais temas estão: Desenvolvimento regional; Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Estudos fronteiriços; Cidades inteligentes; Arquitetura e Urbanismo; Geografia e Demografia; Turismo e hospitalidade; dentre temas correlatos e tendências.


    EIXO 6: Agronegócios, Economia Rural e Bioeconomia


    O eixo AGRONEGÓCIOS, ECONOMIA RURAL E BIOECONOMIA abrange os produtos científicos e tecnológicos de múltiplas áreas do conhecimento, que impactam direta ou indiretamente no agronegócio, na economia rural e em sistemas produtivos mais sustentáveis. Entre seus principais temas contempla conhecimentos relacionados a: Gestão do Agronegócio; Produção Agropecuária; Economia Rural; Cooperativismo e Associativismo; Bioeconomia; dentre temas correlatos e tendências.

  • IntegraEaD

    ISSN 2675-9187 (online)


    O IntegraEaD é um evento anual multidisciplinar que discute educação e tecnologias digitais e é realizado pela Secretaria Especial de Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco e outras instituções que apoiam as edições específicas. No ano de 2020 o IntegraEaD - III Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS teve como tema: “Educação e tecnologias digitais em cenários de transição: múltiplos olhares para aprendizagem”.

  • Revista dos Seminários sobre a BNCC

    Criamos a Revista buscando divulgar as publicações decorrentes dos Seminários sobre a BNCC. Nosso objetivo é possibilitar a todos os profissionais vinculados ao campo da Educação, acesso às produções sobre a Base Nacional Comum Curricular e suas implicações para a Educação que vêm sendo produzidas e que foram aprovadas nos Seminários da BNCC.

  • Semana da Matemática do Instituto de Matemática

    INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO NESTA PLATAFORMA

    1) Clique no link Cadastre-se no sistema, conforme imagem a seguir:

    2) Clique em Semana da Matemática (vide imagem)

    3) Preencha todo o formulário e, no final, não esqueça de marcar as opções: Leitor e Autor


    INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS para a III Edição

    A submissão de trabalhos se dará pela plataforma SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) da UFMS, no ambiente da SEMANA DA MATEMÁTICA DO INMA: <http://seer.ufms.br/index.php/SMIM>. Para submeter trabalhos, os autores deverão fazer seu cadastro na plataforma. No momento de submissão deve-se cadastrar TODOS os autores do texto (não será possível inclusões posteriores).

    Após fazer o login, aparecerá a seguinta página. Clique em Nova submissão, conforme mostra a imagem:

    Há quatro modalidades de apresentação de trabalhos:

    - Pôster: destinado especialmente à pesquisa em caráter inicial, projetos de pesquisa ou relatos de experiências inovadoras em aulas de matemática; A submissão será feita por meio de um RESUMO SIMPLES. (submissão até 08/09/2019)

    - Comunicação Oral: destinada a pesquisas que possuam resultados, mesmo que parciais ou preliminares. A submissão será feita por meio de um RESUMO EXPANDIDO. (submissão até 08/09/2019)

    Minicursos: destinado a apresentar métodos ou metodologias de ensino e/ou pesquisa a professores e futuros pesquisadores. A submissão será feita por meio de um RESUMO EXPANDIDO. (submissão até 16/08/2019)

    *** SEGUNDA CHAMADA: ENVIO ATÉ 31/08/2019!!!

    Mostra de Material: destinado à exposição de materiais manipulativos voltados ao ensino. A submissão será feita por meio de um RESUMO SIMPLES. (submissão até 08/09/2019)

     

    Normas para Resumo Simples:

    Usar o template disponível <aqui>, no arquivo deve inserir o título, nomes e vinculação dos autores devem ser ocultados, e um texto com 300 a 500 palavras que resuma a proposta a ser apresentada. Não acrescentar referências bibliográficas. Enviar o arquivo em formato *.doc.

    Normas para Resumo Expandido:

    Usar o mesmo  template <aqui>, no arquivo deve inserir o título, nomes e vinculação dos autores devem ser ocultados, e um texto com 500 a 1000 palavras (NO RESUMO) que resuma a proposta a ser apresentada mais referências bibliográficas. Enviar o arquivo em formato *.doc.

    Os inscritos e aprovados na modalidade pôster deverão providenciar a produção de um pôster de seu trabalho, seguindo as normas do template (modelo disponível neste link). Nos dias do evento e no horário indicado no cronograma, os apresentadores de pôsteres deverão estar presentes no local indicado para exposição/apresentação do trabalho.

    Os avaliadores (da Comissão Científica ou ad-hoc) emitirão parecer: aprovado ou reprovado, não haverá possibilidade de alterações e melhorias.

    As comunicações orais serão de 15 minutos, em salas e horários a serem divulgados no site do evento.

    Os Minicursos terão duração de 3 horas além do intervalo de 30 min.

    A comissão científica resguarda o direito de realocar os trabalhos nas modalidades.

    TEMPLATE <aqui>

  • ARGAMASSA - Revista das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Gestão, Decisão e Memória

    (Revista descontinuada em 2018)


    Periódico especializado na divulgação de pesquisa, inovação, ciência, tecnologia, cultura e saberes que envolvem as áreas de Engenharias, Arquitetura, Urbanismo, Tecnólogos, Geografia, Gestão, Decisão, Direito, Jurisprudência, Educação e Memória. Bem como a sistematização dos saberes numa visão multicultural, democrática e universal. Tem por missão ser veículo de transmissão e debate das ideias de pluralidades.