DIMENSÃO AUTONOMIA DA TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO: o que sabemos até agora?

  • Rosilene Ventura de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Bruno Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Dimensão Autonomia, Conhecimento Integrativo, Códigos de Autonomia, Teoria dos Códigos de Legitimação

Resumo

A integração de diferentes ramos do conhecimento nas práticas sociais como a educação tem desafiado profissionais em vários campos de atuação. Compreender os princípios que promovem a integração bem-sucedida é a chave para a análise e para o planejamento das práticas. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre pesquisas que utilizam a dimensão Autonomia da Teoria dos Códigos de Legitimação. Nosso objetivo é conhecer como essa dimensão vem se desenvolvendo em pesquisas empíricas e discutir seus potenciais analíticos para estudos que investigam e planejam práticas de ensino integradoras. Nossa revisão salienta que as pesquisas que envolvem a dimensão Autonomia são recentes, mas vem se ampliando quanto aos objetos de pesquisa, aos níveis de ensino e a sua distribuição geográfica. As pesquisas já publicadas evidenciam que essa dimensão ainda está a desenvolver seus dispositivos de tradução, porém já demonstraram as possibilidades de diálogo com outras dimensões da TCL, como a Semântica e a Especialização, bem como
com a Linguística Sistêmico-Funcional.

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Biografia do Autor

Rosilene Ventura de Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UESB (2017), Especialista em Docência no Ensino Superior pela UNIFG (2015) e Licenciada em Química pela UESB (2013).  Atua nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino e Aprendizagem de Ciências e Interações discursivas.

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina), Mestre e Bacharel em Química (Universidade Federal da Bahia, Professor do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT-UESB), atua nos cursos de graduação em Química e na Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores

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Publicado
2022-09-27
Como Citar
Ventura de Souza, R., & Ferreira dos Santos, B. (2022). DIMENSÃO AUTONOMIA DA TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO: o que sabemos até agora?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(55), 14-37. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i55.17227