EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Laêda Bezerra Machado Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco
  • Danielle Pena de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

Este artículo analiza las representaciones sociales de la educación para el consumo, construidas por docentes de educación infantil. Este es un estudio de campo basado en un enfoque cualitativo. Un cuestionario abierto fue respondido por 108 docentes de instituciones públicas y privadas de educación infantil. Los resultados indican que los docentes tienen como objetivo educar para el consumo en prácticas conscientes y responsables, orientadas a satisfacer las necesidades. Estas representaciones están ancladas en la no basura. Por otro lado, el fomento del consumo por parte de la escuela no es reconocido por los docentes como educación para el consumo. Inferimos que la preocupación de los docentes no es tanto de incentivar el consumo, sino de las situaciones de exclusión y vergüenza que genera. A la vista de los resultados, señalamos a las instituciones de formación docente que incorporan la discusión y problematización sobre el consumo en sus prácticas curriculares y formación docente.

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Biografía del autor/a

Laêda Bezerra Machado, Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, Professora titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Coordenadora do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais.

Danielle Pena de Oliveira , Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela UFPE, graduada em Pedagogia, especialista em Saberes e Práticas na Educação Básica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicanalista, especialista em psicanálise com crianças e adolescentes. Atuou como professora de Educação Básica nas Prefeituras de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, professora substituta na UFRJ, Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) no Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica da UFPE. Colaborou como TAE do Núcleo de Apoio ao Educando e ao Educador (NAEE) e Coordenou o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de Educação de Santa Luzia. Atualmente exerce suas funções no Serviço de Atendimento pedagógico Hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais.

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Publicado
2022-09-27
Cómo citar
Bezerra Machado, L., & Pena de Oliveira , D. (2022). EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL . InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(55), 163-193. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i55.17294