ASSIMETRIAS REGIONAIS
OS PERIÓDICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE
Resumen
Resumo: O objetivo do presente artigo é explicitar o cenário dos periódicos em educação na região Centro-Oeste e as assimetrias que o caracteriza, com vistas a potencializar o debate na área, especialmente em um momento em que está em curso a elaboração de um novo Plano Nacional de Pós-Graduação. Metodologicamente, realizou-se levantamento exploratório, sistematização e análise dos dados, junto aos programas de pós-graduação em educação, existentes na região Centro-Oeste junto à Capes. Em um segundo momento, houve a consulta a página do site na internet de cada um desses programas, na busca de identificar qual ou quais periódicos eram por eles editados. Como resultado mapeou-se 21 periódicos científicos, mas nenhum chega a obter o conceito A1, o mais alto do Sistema de Avaliação Qualis. Também, verificou-se que há apenas um periódico qualificado como A2, vinculado a programas de pós-graduação da região Centro-Oeste, uma vez que os periódicos vinculados à Universidade Federal de Uberlândia, estão inseridos na região apenas de forma político-administrativa. Conclui-se que há necessidade da formulação de políticas específicas voltadas para a equanimidade dos periódicos com vistas a estabelecer vertentes mais democratizantes para o contexto assimétrico que caracteriza o Sistema Nacional de Pós-Graduação.
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Citas
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