O Ensino da Filosofia Africana nas Diretrizes Curriculares do Paraná: Impedimentos Epistêmicos?

  • Luís Thiago Freire Dantas Universidade Federal do Paraná

Resumen

O presente estudo tem o objetivo de questionar a estruturação curricular de filosofia no ensino médio enquanto legitimador de um discurso eurocêntrico. Assim, partindo da análise das Diretrizes Curriculares do Estado Paraná, um currículo afroperspectivista é proposto com o intuito de apresenta-lo através da abordagem de temas da Filosofia Africana que a aproxima do ambiente do estudante negro. Por isso, a discussão da própria definição de filosofia conforme elaborada por alguns filósofos africanos e a proposição de conteúdos para o currículo afrocêntrico posiciona o discurso filosófico como um processo de descolonização.

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Biografía del autor/a

Luís Thiago Freire Dantas, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Filosofia, Universidade Federal do Paraná

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Publicado
2016-10-26
Cómo citar
Dantas, L. T. F. (2016). O Ensino da Filosofia Africana nas Diretrizes Curriculares do Paraná: Impedimentos Epistêmicos?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2318