Possibilidades da Teoria Histórico-Cultural e da Subjetividade para Reflexões e Mudanças na Ação Pedagógica de Professores

  • Maria Carmen Tacca

Resumen

O foco deste artigo está na defesa da abordagem Histórico-Cultural e da perspectiva da Subjetividade em Psicologia como promotora de uma proposição diferenciada no que diz respeito aos processos de ensino-aprendizagem que, por sua natureza, ancoram-se nas relações sociais entre alunos e professores. Analisa-se que essas relações nunca serão simétricas, mas que esses atores deverão se posicionar em uma perspectiva de colaboração e ajuda mútua de modo a serem criadas, pela aprendizagem, novas possibilidades de desenvolvimento, conceito basilar da Psicologia Histórico-Cultural. Pela perspectiva da Subjetividade define-se que a aprendizagem, por sua característica relacional, histórica e complexa constitui a subjetividade de alunos e professores, que assumem uma posição ativa continuamente. O processo é assim intersubjetivo,  integrando aspectos intelectuais e afetivos em uma unidade, que torna o processo de conhecer uma realidade diversa e que possibilita o desenvolvimento da pessoa. Em conclusão considera-se que a prática pedagógica se diferencia e pode se tornar mais efetiva se baseada nesses princípios de relações sociais e da subjetividade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Maria Carmen Tacca

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasilia (UNB)

Citas

GÓES, M. C. As relações intersubjetivas na construção do conhecimento. In: M.C.R Góes, & A.L.B. Smolka (Orgs). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997

.

GONZÁLEZ REY, F. L. Comunicación, Personalidadd y Desarrollo. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación, Playa, 1995.

GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e Subjetividade, São Paulo: Pioneira Thomson Editores, 2003. MITJÁNS, A M. ? Qué profesor necessitamos? Desafíos para su formación, Siglo XXI, Perspectivas de la educación desde América Latina, Ano 5, vol 1, nº13, mayo-agosto, p.12-21, 1999.

TACCA, M.C.V.R. Ensinar e Aprender: Análise dos processos de significação na relação professor- -aluno em contextos estruturados. Tese de Doutorado, UnB, Brasília, 2000.

TUNES, E. Os conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento verbal, Caderno Cedes, Campinas: Papirus, nº 35, 1995.

VALSINER, J. Bidirecional cultural transmission and constructive Sociogenesis. In: W. de GRAAF & R. MAIER (eds). Sociogenesis Reexamined. New York: Springer, 1994.

VALSINER, J.; BRANCO, A U.; DANTAS, C. (1996). Socialization as co-construction: Parental belief orientation and the heterogeneity of reflexion. In: J.E. GRUSEC, & KUCZYNSKI (eds). Parenting and children internalization of values. New York: Wiley, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos de Defectología. Habana, Cuba: Pueblo y Educación, 1983.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987

.

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado
2016-10-26
Cómo citar
Tacca, M. C. (2016). Possibilidades da Teoria Histórico-Cultural e da Subjetividade para Reflexões e Mudanças na Ação Pedagógica de Professores. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2338