Formação de Professores para o Início da Escolarização: Fragilidades

  • Alda Junqueira Marin

Resumen

Este texto questiona a formação de professores para o início da escola fundamental, investigando o curso por dentro em perspectiva pouco comum. São analisadas condições de formação de alunos concluintes de uma instituição privada de ensino superior do interior do Estado de São Paulo, focalizando aspectos centrais da formação pedagógica desses alunos, ou seja, conhecimentos exibidos por eles sobre metodologias de ensino de alguns componentes curriculares obrigatórios e sobre aspectos da organização da escola. Os resultados apontam fragilidades de condições, que esses futuros professores apresentam para o exercício da função docente.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alda Junqueira Marin

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC de São Paulo

Citas

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A.M. Pierre Bourdieu – Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 71-79.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Brasília: INEP, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Provão Pedagogia). Brasília: INEP/DAES/Consórcio Fundação Cesgranrio e Fundação C. Chagas, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Provão Pedagogia). Brasília: INEP/DAES/Consórcio Fundação Cesgranrio e Fundação C. Chagas, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Provão Pedagogia). Brasília: INEP/DAES/Consórcio Fundação Cesgranrio e Fundação C. Chagas, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Provão Pedagogia). Brasília: INEP/DAES/Consórcio Fundação Cesgranrio e Fundação C. Chagas, 2003.

GATTI, Bernadete Angelina e BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GIOVANNI, Luciana M. e GUARNIERI, M. Regina. Resultados de pesquisas sobre professores iniciantes e as tendências atuais de reforma da formação de professores: distância, ambiguidades e tensões. In: ANAIS. II Congresso Internacional DONRE Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Buenos Aires-Ar: UBA, 2010.

OLIVEIRA, Midiã O. A formação inicial e as condições de alunas concluintes do curso de Pedagogia para o ingresso na profissão docente. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade). São Paulo: PUC-SP, 2013.

PEREIRA, Julio E. Formação de professores – pesquisas, representações e poder, Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

REALI, Aline M.R. e MIZUKAMI, Maria da Graça. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: Edufscar, 1996.

TORRES, Rosa Maria. Las cigueñas pasaron de moda. Educación en los medios. Quito, n. 21, 1994.

__________________. Formación docente: clave de la reforma educativa. Seminário “Nuevas formas de aprender y de enseñar – demandas a la formación inicial del docente” Buenos Aires (Paper), 1995.

UNICAMP. Edital nº 01 de 13/05/2005 – ProEsF, Campinas: FE-UNICAMP, 03 de julho de 2005.

Publicado
2016-10-27
Cómo citar
Marin, A. J. (2016). Formação de Professores para o Início da Escolarização: Fragilidades. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(38). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2348