Vestígios da Escolarização e Profissionalização de Professoras Afrodescendentes no Magistério (Santa Catarina, Século XX)

  • Maria Aparecida Clemêncio

Resumen

Este texto apresenta resultados preliminares de pesquisa que versa sobre a profissionalização docente de mulheres afrodescendentes no estado de Santa Catarina no século XX. Buscamos perceber vestígios da trajetória docente dessas professoras, refletindo sobre o que e como populações desassistidas criam e/ou criaram mecanismos de inserção dentro de estruturas muitas vezes impermeáveis a sua participação. O requisito metodológico inclui o levantamento bibliográfico,
entrevista e análise de fontes documentais e arquivos do Museu da Escola Catarinense.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Clemêncio

Doutoranda PPG Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC

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Publicado
2016-10-27
Cómo citar
Clemêncio, M. A. (2016). Vestígios da Escolarização e Profissionalização de Professoras Afrodescendentes no Magistério (Santa Catarina, Século XX). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 19(38). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2350