Leitura de Imagens como Recurso Didático para a Educação Infantil
Resumen
Neste artigo, o objetivo é verificar o uso de leitura de imagens, como recurso didático, pelos professores de Educação Infantil. E, consequentemente, as reações dos alunos quando são utilizadas imagens no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola pública do Distrito Federal; utilizou-se da abordagem qualitativa e teve-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista estruturada e a observação participante. Sendo assim, foi possível verificar que a prática da leitura de imagens ainda não é unanimidade entre os professores da Educação Infantil, apesar da amplitude desse recurso didático e da grande valia para o desenvolvimento cognitivo das crianças e de sua aprendizagem.
Descargas
Citas
ALMEIDA JÚNIOR, J. B. de. Alfabetização para a leitura de imagens: apontamentos para uma pesquisa educacional. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 8, p. 15-21, jun. 2000.
AUMONT, Jacques. A imagem. 8ª. ed. Campinas: Papirus, 2004.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BARZOTTO, Valdir Heitor; GUILARDI, Maria Inês (Org.). Mídia, educação e leitura. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.
BELMIRO, Célia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade, ano 21, n. 72, ago. 2000.
______. Textos literários e imagens, nas mediações escolares. In: PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo arte. São Paulo: Ática, 2004
FERRERO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GENTILE, Paola. Um mundo de imagens para ler. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 161, p. 44, abr. 2003.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
LÜLDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Márcia Almeida. A linguagem mediando à produção artístico-cultural infantil e a construção de conhecimentos acerca do mundo. 2003. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2003.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MARTINS, Elaine Rosa. A imagem no livro didático: um estudo sobre a didatização da imagem visual. 2002. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
MONTEIRO, Marialva; BATISTA, Lucinéia. Trama do olhar: cadernos da TV Escola. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação à Distância, 1998.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educar, Curitiba, n. 27, p. 203-219 jan./jun. 2006.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância (in)visível. Rio de Janeiro: Junqueira&Marin, 2007.
WALTY, Ivete; FONSECA, Maria Nazareth; CURY, Maria Zilda. Palavra e imagem: leituras cruzadas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.