A Didática Magna: Uma obra precursora da pedagogia moderna?

  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia

Resumen

A pedagogia contemporânea tem suas origens na modernidade, ou seja, um período da história marcado por intensas transformações econômicas, religiosas, sociais e de mentalidade. Foi em meio a este turbilhão de mudanças que surgiu Comênio e sua célebre obra Didática Magna. Perspicaz observador da nova realidade que se desenhava com o desfecho do mundo feudal e  o nascimento da sociedade do capital, o autor protestante propunha outro modelo de educação que rompia com o ensino praticado no período medieval. A moderna pedagogia ia desde uma profunda reformulação dos métodos didáticos até a organização e funcionamento das instituições de ensino que deu origem ao atual modelo de escola. Na concepção de Comênio educar era também uma forma de salvar as almas. A educação permitiria ao indivíduo conhecer melhor Deus e Suas manifestações. Atento ao desenvolvimento científico de sua época, o mencionado pensador inovou ao imaginar uma metodologia de ensino em que o aluno teria contato direto com a natureza, perfazendo assim os mesmos passos que os pesquisadores percorriam para chegar a uma determinada resposta. Tratava-se de fato da pedagogia do aprender fazendo.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Doutor em Educação pela UFSCar
Publicado
2016-11-03
Cómo citar
Garcia, R. A. G. (2016). A Didática Magna: Uma obra precursora da pedagogia moderna?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(34). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2407