Potencial Analítico e Emancipatório da Teoria Crítica da Sociedade no Campo da Educação: políticas curriculares e seleção do conhecimento

  • Monica Ribeiro da Silva
  • Eloise Médice Colontonio

Resumen

A atualidade da Teoria Crítica da Sociedade, neste texto, se manifesta pelo potencial analítico acerca das categorias trabalho, cultura, ciência e tecnologia. Os termos ciência, tecnologia, trabalho e cultura estão no centro de políticas curriculares atuais para a educação profissional técnica de nível médio e para a educação de jovens e adultos, conforme se nota nos documentos oficiais para essas modalidades da educação básica no Brasil. Não obstante, estes elementos foram criteriosamente estudados pela Teoria Crítica da Sociedade, que nos fornece base analítica para identificar as contradições existentes no interior desses conceitos, dentre eles e a realidade que os produz e permite tensionar, assim, sua formulação propositiva conquanto se manifestem como política oficial que busca estabelecer um eixo direcionador da formação humana.

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Biografía del autor/a

Monica Ribeiro da Silva

Professora-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Eloise Médice Colontonio

Mestre em educação, pesquisadora e professora da educação básica

Publicado
2016-11-03
Cómo citar
Silva, M. R. da, & Colontonio, E. M. (2016). Potencial Analítico e Emancipatório da Teoria Crítica da Sociedade no Campo da Educação: políticas curriculares e seleção do conhecimento. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(33). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2411