“Ensino Inclusivo”: uma expressão incorreta

  • Anna Maria Lunardi Padilha

Resumen

Exclusão e inclusão não são conceitos que se auto definem e ensino também não possui sentido homogêneo porque depende do mirante de onde se olha, da perspectiva que assumimos, do conhecimento da História, das expressões culturais e do poder político. Se ensino ou instrução, se educação e escola são práticas sociais e fazem parte da história das sociedades letradas, significa que é para todos. Colocar um adjetivo – inclusivo – parece-me inoportuno e teoricamente insustentável. Não poderá haver verdadeiramente educação que não seja para todos, mesmo que a História, muitas vezes nos mostre o contrário. Não poderia existir alguém do gênero humano que não tenha direito de acesso aos bens materiais e culturais que a humanidade vem desenvolvendo ao longo de sua história.

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Biografía del autor/a

Anna Maria Lunardi Padilha

Professor da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Publicado
2016-11-07
Cómo citar
Padilha, A. M. L. (2016). “Ensino Inclusivo”: uma expressão incorreta. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(30). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2454