Ações afirmativas: soluções ou problemas?

  • Zélia Maria Freire de Oliveira
  • Maria das Graças Viana Bragança

Resumen

Este artigo originou-se de pesquisa bibliográfica e de campo e objetiva demonstrar o histórico das ações afirmativas e as experiências similares, chegando ao sistema de cotas para ingresso nas universidades, especialmente na Universidade de Brasília. Ações afirmativas são políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, para combater à discriminação racial, de gênero, de cor, de sexo e de origem nacional, visando a corrigir os efeitos vigentes da discriminação praticada no passado. Constatou-se que: o curso onde há mais ingressos pelo sistema de cotas é o de Pedagogia; esse sistema tem provocado um conflito de ideais por uma educação diferente e com isso tem gerado muitas críticas; um dos problemas mais agravantes na atual conjuntura é a permanência na universidade dos alunos ingressos por tal sistema, uma vez que os programas de ajuda têm sido insuficientes. O programa para ter realmente o sucesso esperado precisa ser revisto e constantemente avaliado.

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Biografía del autor/a

Zélia Maria Freire de Oliveira

Doutoranda em Educação na UCB. Consultora da Entrecicle Consulting

Maria das Graças Viana Bragança
Mestre em Ciência Política
Publicado
2016-11-08
Cómo citar
Oliveira, Z. M. F. de, & Bragança, M. das G. V. (2016). Ações afirmativas: soluções ou problemas?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2477