TEORIA CURRICULAR E TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE: elementos para (re)pensar a escola

  • Monica Ribeiro da Silva

Resumen

A educação é processo que se realiza nos mais diferentes espaços. Na sociedade atual, a escola tornou-se lugar privilegiado de concretização do processo educativo. O presente texto se propõe a discutir as relações entre educação, currículo e escolarização a partir dos referenciais da Teoria Crítica da Sociedade. Está estruturado em duas partes. Realiza, inicialmente, uma discussão sobre concepções de educação, enfatizando seu caráter histórico-cultural mediador da relação indivíduo-sociedade. Em um segundo momento analisa o papel da escola e do currículo, em uma perspectiva histórica, tendo por referência as teorias do currículo e buscando apontar possíveis diálogos entre estas e a Teoria Crítica da Sociedade.

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Biografía del autor/a

Monica Ribeiro da Silva

Professora-Pesquisadora do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado
2016-11-08
Cómo citar
Silva, M. R. da. (2016). TEORIA CURRICULAR E TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE: elementos para (re)pensar a escola. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2491