O SIGNIFICADO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Elenara Ues Cury

Resumen

O texto aqui apresentado trata-se de um estudo sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental, sobretudo, sobre a mediação no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. É resultado de uma pesquisa de Mestrado que foi realizada no município de Cacoal/RO, em duas escolas públicas estaduais, nas salas de aula de quatro professoras que atuavam a mais de cinco anos como alfabetizadoras. O referencial sócio-histórico e a pesquisa empírica numa dimensão qualitativa com procedimentos como: a análise documental, entrevista semi-estruturada e a observação em sala de aula evidenciam que: os procedimentos adotados no ensino da leitura e da escrita são decorrentes das concepções de ensino e
de aprendizagem das professoras; as professoras não sabem o que vem a ser mediação pedagógica, mas em alguns momentos atuam como mediadoras; a mediação docente desencadeia grandes avanços na aprendizagem e na superação das dificuldades da criança com relação à leitura e à escrita.

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Biografía del autor/a

Elenara Ues Cury

Professora Msc da Rede Estadual de Ensino de Cacoal/Rondônia.

Publicado
2016-11-08
Cómo citar
Cury, E. U. (2016). O SIGNIFICADO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 14(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2509