SOBRE O CORPO DA CRIANÇA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

  • Fernando Cesar de Carvalho Moraes

Resumen

O processo de escolarização é marcado por mudanças significativas na vida da criança, entre outros nas suas possibilidades de movimentação corporal que, devido a estrutura e organização escolar, acabam por se restringirem. Neste ínterim realizou-se este estudo de caso com o objetivo de investigar o controle, relações e tratamentos dados à criança e seu corpo no contexto escolar no início dessa escolarização. Interpretando o contexto, as possibilidades de manifestação corporal da criança são circunscritas, havendo um controle do movimento no tempo e no espaço e o castigo da imobilidade. O discurso escolar sobre o corpo da criança representa também uma forma sutil de controlar todas as manifestações do seu ser. Contudo, o controle sob o qual é submetida a criança na escola não se dá sem resistência.

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Biografía del autor/a

Fernando Cesar de Carvalho Moraes

Professor do Departamento de Educação Física da UFMS.

Publicado
2016-11-16
Cómo citar
Moraes, F. C. de C. (2016). SOBRE O CORPO DA CRIANÇA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 11(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2570