A RELAÇÃO IMPOSSÍVEL ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA

  • Inara Barbosa Leão

Resumen

Apresenta a nossa posição contra as propostas que pretendem vincular imediatamente o ensino de nível superior ao mercado de trabalho, tal como se apresenta na maioria das Diretrizes Curriculares para os cursos universitários no Brasil, aprovadas pelo Ministério da Educação após a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino, Lei Darcy Ribeiro, Número 9394 de 1996. Remetemo-nos aqui à formação acadêmica em Psicologia, ainda que em termos gerais os argumentos que apresentamos podem ser considerados para o ensino de nível superior em geral. A ênfase na formação dos psicólogos se deve ao fato que este curso ainda não teve as suas Diretrizes Curriculares aprovadas até a presente data e que as proposições gerais para a formação universitária apoiada pelo Ministério da Educação se mostram contrárias a formação generalista e promotoras de uma especialização precoce. Fundamentalmente, preocupa-nos a vinculação direta com o “mercado de trabalho”, tal como este é entendido pelos atuais paradigmas defendidos pelos organismos internacionais que se colocam na defesa dos interesses e proposições para a difusão e manutenção da ordem econômica e política do “mundo globalizado”.

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Biografía del autor/a

Inara Barbosa Leão

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas do Centro de Ciências Humanas e Sócias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Social. Professora do Curso de Psicologia/ CCHS/UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Curso de Mestrado/UFMS. Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP.M

Publicado
2016-11-18
Cómo citar
Leão, I. B. (2016). A RELAÇÃO IMPOSSÍVEL ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 9(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2608