A RELAÇÃO IMPOSSÍVEL ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
Resumen
Apresenta a nossa posição contra as propostas que pretendem vincular imediatamente o ensino de nível superior ao mercado de trabalho, tal como se apresenta na maioria das Diretrizes Curriculares para os cursos universitários no Brasil, aprovadas pelo Ministério da Educação após a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino, Lei Darcy Ribeiro, Número 9394 de 1996. Remetemo-nos aqui à formação acadêmica em Psicologia, ainda que em termos gerais os argumentos que apresentamos podem ser considerados para o ensino de nível superior em geral. A ênfase na formação dos psicólogos se deve ao fato que este curso ainda não teve as suas Diretrizes Curriculares aprovadas até a presente data e que as proposições gerais para a formação universitária apoiada pelo Ministério da Educação se mostram contrárias a formação generalista e promotoras de uma especialização precoce. Fundamentalmente, preocupa-nos a vinculação direta com o “mercado de trabalho”, tal como este é entendido pelos atuais paradigmas defendidos pelos organismos internacionais que se colocam na defesa dos interesses e proposições para a difusão e manutenção da ordem econômica e política do “mundo globalizado”.