As Políticas Educacionais do Estado na Determinação das Funções Sociais da Escola

  • Elisângela Alves da Silva

Resumen

Este estudo se propõe a analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, na sua versão lançada em 1996, com o objetivo de identificar o papel das políticas educacionais do Estado na determinação das funções sociais da escola. Através desta análise procura-se evidenciar em que medida as funções atribuídas a escola, hoje, se relacionam com as necessidades do mundo do trabalho. Demonstra que tem sido atribuída a escola a função de capacitar a força de trabalho para se adaptar as constantes mudanças no mundo do trabalho, contribuindo para a redução de conflitos na sociedade, além de revelar aspectos contraditórios que evidenciam a possibilidade de luta no contexto do movimento da sociedade.

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Publicado
2016-11-22
Cómo citar
Silva, E. A. da. (2016). As Políticas Educacionais do Estado na Determinação das Funções Sociais da Escola. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2686