O PROJETO ALFA TUNING E A EXPANSÃO DO MODELO DE ENSINO SUPERIOR EUROPEU NA AMÉRICA LATINA

  • Jurany Leite Rueda
  • Paulo Gomes Lima

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir a expansão do modelo educacional do Processo de Bolonha para a América Latina por meio do Projeto Alfa Tuning. Tal perspectiva tem como centralidade a afinação da educação superior por meio de competências gerais e específicas à luz do modelo europeu e a consequente criação de um Espaço de Educação Superior na América Latina a partir da convergência curricular. A metodologia empregada é a pesquisa exploratória de cunho qualitativo, a partir de levantamento bibliográfico e documental. Os resultados mostram que a implementação do modelo europeu na América Latina não está efetivada totalmente, visto a adesão parcial de instituições e governos e a não existência de um Espaço Latino-americano de Educação Superior que possibilite mobilidade, adesão à um sistema comum de referência de créditos, tal como ocorre na Europa. Concluímos que a expansão do modelo educacional europeu, embora ainda não consolidada, tem aumentado substancialmente e conseguido diminuir as resistências em número considerável de instituições latino-americanas de educação superior.

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Biografía del autor/a

Jurany Leite Rueda

Doutoranda em Educação pela Universidade
de São Paulo – USP

Paulo Gomes Lima

Docente do PPGED em Educação da UFSCar
– Câmpus Sorocaba

Publicado
2018-05-22
Cómo citar
Rueda, J. L., & Lima, P. G. (2018). O PROJETO ALFA TUNING E A EXPANSÃO DO MODELO DE ENSINO SUPERIOR EUROPEU NA AMÉRICA LATINA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 24(47). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5905