Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
ANAIS EduForP - 2763-9185
Ultimo fascicolo
Archivi
Proposte
Avvisi
Info
Sulla rivista
Comitato Scientifico ed Editoriale
Dichiarazione sulla privacy
Contatti
Cerca
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
V. 3 N. 1 (2023): Anais IV EduForP - 2023
Pubblicato:
2023-11-14
Fascicolo completo
PDF (Português (Brasil))
SUMÁRIO
EduForP
PDF (Português (Brasil))
DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DIANTE DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO
Aline Amorim Chaves
1-7
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PERSPECTIVA IDEOLÓGICA
Aline Cristina Santana Rossi,Célia Beatriz Piatti
8-12
PDF (Português (Brasil))
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
SEGUNDO A PERSPERCTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL, ESTEREOTIPIAS E COMBATE AOS PRECONCEITOS
Bianca Ferraiolo Cafeo ,Leonardo Cesar Carvalho de Medeiros
13-19
PDF (Português (Brasil))
UM PARALELO ENTRE DISCUSSÕES TEÓRICAS E O FILME QUANTO VALE OU É POR QUILO?
Claudinéia da Silva
20-25
PDF (Português (Brasil))
UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER
Cleide Maria dos Passos Arruda Arruda,Suely Scherer
26-32
PDF (Português (Brasil))
DEFICIÊNCIA E SEXUALIDADE
BREVES REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Éder Gomes de Oliveira,Gleisson Roger de Paula Coêlho
33-38
PDF (Português (Brasil))
MEMÓRIA E IDENTIDADE
O PROCESSO DE PERTENCIMENTO INTERCULTURAL A PARTIR DA TOADA “TUXAUAS DE ABIAYALA”
Ester Naiá Ferreira Melo
39-44
PDF (Português (Brasil))
O LUGAR DA ARTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
CONTRIBUIÇÕES DE LUKÁCS E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Félix Matias
45-55
PDF (Português (Brasil))
SENTIDO DOCENTE E CURRÍCULO
A FORMAÇÃO DOCENTE FORJADA EM UMA IDENTIDADE MULTICULTURAL
Gabriel Valga Ricardo,Vivian Miranda Cypriano
56-64
A PESQUISA DA ESCRITA EM PROCESSO
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PROCESSOS FORMATIVOS
Guilherme Orestes Canarim,Alex Sander da Silva,Victor Fernandes Moreira,Vanessa Corrêa Balochini
65-71
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO E CULTURA COMO FORMAÇÃO CRÍTICA
ANOTAÇÕES SOBRE O PAPEL DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
Gustavo Rodrigues Jordão,Guilherme Orestes Canarim,Alex Sander da Silva
72-78
PDF (Português (Brasil))
A QUESTÃO SOCIAL ENTRE PASSADO E PRESENTE
REFLEXÕES SOBRE O FILME QUANTO VALE OU É POR QUILO
Joyce Helena Martins Leal
79-83
PDF (Português (Brasil))
TRABALHO E EDUCAÇÃO
UMA RELAÇÃO HISTÓRICA E ONTOLÓGICA
Jucilene de Souza Ruiz,Rafael Rossi
84-91
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESCOLAR
UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA
Karlliny Martins da Silva,Rafael Rossi
92-99
PDF (Português (Brasil))
POTENCIALIDADES DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA
OFICINAS CULTURAIS COMO FORMATIVIDADE EM DEVIR
Larissa Aparecida Do Nascimento,Alex Sander da Silva,Diego Quadras de Bem,Guilherme Orestes Canarim
100-106
PDF (Português (Brasil))
O RACISMO NO CONTEXTO FORMATIVO
FORMAÇÃO CULTURAL E PRÁTICA DOCENTE
Leda Maria de Souza Alves
107-112
PDF (Português (Brasil))
A APROPRIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEGUNDO A LÓGICA NEOLIBERAL E A FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Leonardo Cesar Carvalho de Medeiros,Marcos Geraldo Vieira
113-121
PDF (Português (Brasil))
CAPOEIRA ANGOLA E ENSINO DE ARTE NA ESCOLA
CRUZOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Luis Alberto de Souza,Norma Silvia Trindade de Lima
122-127
PDF (Português (Brasil))
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO E O CAPITALISMO NOS SÉCULOS XX E XXI
Marcos Geraldo Vieira,Leonardo Cesar Carvalho de Medeiros
128-136
PDF (Português (Brasil))
ESTUDO DOS IMPACTOS DO DESASTRE DE MARIANA NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DO IFES ORIUNDOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS RIBEIRINHAS DO MÉDIO RIO DOCE
ACESSO, (NÃO) PERMANÊNCIA E ÊXITO
Maria Dorotea dos Santos Silva,Astrogildo Fernandes Silva Junior
137-144
PDF (Português (Brasil))
UMA BREVE COMPARAÇÃO DAS OBRAS QUANTO VALE OU É POR QUILO? (SÉRGIO BIANCHI, 2005) E AS IDEIAS FORA DO LUGAR (ROBERTO SCHWARZ, 2014)
Mariana Marques Valentim
145-150
PDF (Português (Brasil))
Percezioni sul diventare insegnante: il punto di vista degli studenti di una laurea in Scienze Biologiche
A VISÃO DOS ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Marilaine Cristina Cruz
151-158
PDF (Português (Brasil))
UMA BREVE ANÁLISE DA HISTÓRIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ATUALIDADE
Matheus Felipe Machado Andreu
159-164
PDF (Português (Brasil))
IDEOLOGIA E INDÚSTRIA CULTURAL PÓS-MASSIVA
CONTORNOS DA PRODUÇÃO DE SOCIABILIDADES HÍBRIDAS
Patrick Dutra,Alex Sander da Silva,Guilherme Orestes Canarim
165-173
PDF (Português (Brasil))
.
OS OLHARES DE PROFESSORES PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior
174-178
PDF (Português (Brasil))
REPENSAR A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI
UMA LEITURA A PARTIR DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
Vanderlei da Silva Mendes
179-188
PDF (Português (Brasil))
O PROCESSO HISTÓRICO DA LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006, MAIS CONHECIDA COMO LEI MARIA DA PENHA
Viviani Ribeiro Gomes Sales Sales,Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
189-195
PDF (Português (Brasil))
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE
DIÁLOGOS COM A PERSPECTIVA DE GÊNERO
Wânia Costa da Silva
196-202
PDF (Português (Brasil))
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUANTO À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS RELACIONADA À GÊNERO
Zélia Vieira de Quevedo Bakargi ,Josiane Peres Gonçalves
203-210
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIA EM TICs
Aline Ortega Soloaga
212-213
PDF (Português (Brasil))
CONSCIÊNCIA PELAS RAÍZES
UMA HISTÓRIA DE PASSADOS DE LUTA, ANÁLISE E ESTUDOS DE REFERÊNCIAS
Amanda Correia dos Santos,Ana Veruska Lisboa da Rocha,Jhulia Vitoria Ferreira dos Santos
214-215
PDF (Português (Brasil))
ACESSO PERMITIDO, REPRESENTATIVIDADE REFLETIDA
UM CAMINHO POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Ana Paula do Nascimento Velásquez
216-217
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A IMPORTANCIA DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS NO ATENDIMENTO HOSPITALAR E DOMINICILAR, EM GRUPO DE ESTUDO LEPTA (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM TECNLOGIAS ASSISTIVAS) E VAGALUME DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPO GRANDE MS
Anderson Pereira Tolotti ,Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
218-219
PDF (Português (Brasil))
CORPOS E SOCIEDADE
UMA ANÁLISE SOBRE A ESTRUTURA NA CARTA, NO POEMA E NO FILME
Dirceu Junqueira Reis Neto,Joana Costa Almeida ,Quézia Rodrigues Caldeira Silva
220-221
PDF (Português (Brasil))
O TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO NO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS
Everlanny Keroly Sousa Santa Rosa ,Caio César Santos Borin Garcia
222-223
PDF (Português (Brasil))
AS RELAÇÕES DOS ALIMENTOS EM PÊRO VAZ, CASTRO ALVES E PÊRO VAZ DE CAMINHA E SERGIO BIANCHI
Geovana Bomfim Garcia,Joao Leandro Felix da Silva,Giovanna Andrade de Oliveira,Débora Santana de Barros Ribeiro
224-225
PDF (Português (Brasil))
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM APLICADO ÀS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DESAFIOS DE UM PROJETO COLETIVO PARA A DIVERSIDADE DE PRÉ-ESCOLARES
Jennifer Tamara Linhague,Geisa Letícia Kempfer Böck
226-227
PDF (Português (Brasil))
CONHECIMENTO À SOLTA OU O REI ESTÁ NÚ
NOTAS SOBRE O CONCEITO DE ESCLARECIMENTO EM ADORNO E HORKHEIMER NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO
Juliani Lucinda Caldeira Ferreira,Christian Muleka Mwewa
228-229
PDF (Português (Brasil))
O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E O ACESSO AO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE AUTISTA NO ENSINO MÉDIO
Kelly Cristina Oliveira Andrade,Geisa Letícia Kempfer Böck,Solange Cristina da Silva
230-231
PDF (Português (Brasil))
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCEPÇÕES E PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
Leiriane Tomaz Ferreira Martins
232-233
PDF (Português (Brasil))
PARADIGMA DA COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Luciana Serra Passos,Roselaine Ripa
234-235
PDF (Português (Brasil))
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
FORMANDO DOCENTES PARA UM FUTURO MELHOR
Maiza Silva dos Santos
236-237
PDF (Português (Brasil))
FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PRODUÇÃO TEXTUAL PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE TIJUCAS/SC
Marcelo Juchem
238-239
PDF (Português (Brasil))
OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NA QUALIDADE DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E ADMINISTRATIVOS DA EJA – CONSTRUÇÕES E IMPASSES NO CEJA DE MATO GROSSO-MT
Maria Geni Pereira Bilio Bilio,Maria Dorotea dos Santos Silva,Mara Rubia Aparecida da Silva,Nayara Guerra da Silva
240-241
PDF (Português (Brasil))
MACUMBAS BRASILEIRAS
TERRITÓRIOS DE EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Mariana Semião de Lima
242-243
PDF (Português (Brasil))
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ROBÓTICA EDUCACIONAL
TRABALHO COLABORATIVO NA REMOÇÃO DE BARREIRAS VISUAIS
Raquel Schappo,Geisa Letícia Kempfer Böck
244-245
PDF (Português (Brasil))
O O SIGNIFICADO DO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS POR MEIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Raquel Steffens,Geisa Letícia Kempfer Böck,Solange Cristina da Silva
246-247
PDF (Português (Brasil))
“SOU CICLISTA E SOU MULHER”
DISCURSOS E IDENTIDADES
Romilda Meira de Souza Barbosa,Marlon Leal Rodrigues
248-249
PDF (Português (Brasil))
FICHA TÉCNICA
EduForP
PDF (Português (Brasil))
Lingua
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Italiano
Deutsch
Русский
Informazioni
per i lettori
Per gli autori
Per i bibliotecari