Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
ANAIS EduForP - 2763-9185
Current
Archives
Submissions
Announcements
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol 3 No 1 (2023): Anais IV EduForP - 2023
Published:
2023-11-14
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
SUMÁRIO
EduForP
PDF (Português (Brasil))
DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DIANTE DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO
Aline Amorim Chaves
1-7
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PERSPECTIVA IDEOLÓGICA
Aline Cristina Santana Rossi, Célia Beatriz Piatti
8-12
PDF (Português (Brasil))
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
SEGUNDO A PERSPERCTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL, ESTEREOTIPIAS E COMBATE AOS PRECONCEITOS
Bianca Ferraiolo Cafeo , Leonardo Cesar Carvalho de Medeiros
13-19
PDF (Português (Brasil))
UM PARALELO ENTRE DISCUSSÕES TEÓRICAS E O FILME QUANTO VALE OU É POR QUILO?
Claudinéia da Silva
20-25
PDF (Português (Brasil))
UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER
Cleide Maria dos Passos Arruda Arruda, Suely Scherer
26-32
PDF (Português (Brasil))
DEFICIÊNCIA E SEXUALIDADE
BREVES REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Éder Gomes de Oliveira, Gleisson Roger de Paula Coêlho
33-38
PDF (Português (Brasil))
MEMÓRIA E IDENTIDADE
O PROCESSO DE PERTENCIMENTO INTERCULTURAL A PARTIR DA TOADA “TUXAUAS DE ABIAYALA”
Ester Naiá Ferreira Melo
39-44
PDF (Português (Brasil))
O THE PLACE OF ART IN TEACHER EDUCATION:
Contributions by Lukács and Historical-Critical Pedagogy
Félix Matias
45-55
PDF (Português (Brasil))
TEACHING MEANING AND CURRICULUM
Teacher's formation forged in a multicultural identity
Gabriel Valga Ricardo, Vivian Miranda Cypriano
56-64
A PESQUISA DA ESCRITA EM PROCESSO
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PROCESSOS FORMATIVOS
Guilherme Orestes Canarim, Alex Sander da Silva, Victor Fernandes Moreira, Vanessa Corrêa Balochini
65-71
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO E CULTURA COMO FORMAÇÃO CRÍTICA
ANOTAÇÕES SOBRE O PAPEL DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO
Gustavo Rodrigues Jordão, Guilherme Orestes Canarim, Alex Sander da Silva
72-78
PDF (Português (Brasil))
THE SOCIAL ISSUE BETWEEN PAST AND PRESENT: Reflections on the film “How much is or is worth per kilo”
REFLEXÕES SOBRE O FILME QUANTO VALE OU É POR QUILO
Joyce Helena Martins Leal
79-83
PDF (Português (Brasil))
LABOR AND EDUCATION: A HISTORICAL AND ONTOLOGICAL RELATIONSHIP
UMA RELAÇÃO HISTÓRICA E ONTOLÓGICA
Jucilene de Souza Ruiz, Rafael Rossi
84-91
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESCOLAR
UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA
Karlliny Martins da Silva, Rafael Rossi
92-99
PDF (Português (Brasil))
POTENCIALIDADES DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA
OFICINAS CULTURAIS COMO FORMATIVIDADE EM DEVIR
Larissa Aparecida Do Nascimento, Alex Sander da Silva, Diego Quadras de Bem, Guilherme Orestes Canarim
100-106
PDF (Português (Brasil))
O RACISMO NO CONTEXTO FORMATIVO
FORMAÇÃO CULTURAL E PRÁTICA DOCENTE
Leda Maria de Souza Alves
107-112
PDF (Português (Brasil))
A APROPRIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEGUNDO A LÓGICA NEOLIBERAL E A FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Leonardo Cesar Carvalho de Medeiros, Marcos Geraldo Vieira
113-121
PDF (Português (Brasil))
CAPOEIRA ANGOLA E ENSINO DE ARTE NA ESCOLA
CRUZOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Luis Alberto de Souza, Norma Silvia Trindade de Lima
122-127
PDF (Português (Brasil))
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO E O CAPITALISMO NOS SÉCULOS XX E XXI
Marcos Geraldo Vieira, Leonardo Cesar Carvalho de Medeiros
128-136
PDF (Português (Brasil))
Study of the impacts of the Mariana disaster on the academic life of Ifes students from the Traditional Riverside Communities of the Middle Rio Doce: access, (non) permanence and success.
ACESSO, (NÃO) PERMANÊNCIA E ÊXITO
Maria Dorotea dos Santos Silva, Astrogildo Fernandes Silva Junior
137-144
PDF (Português (Brasil))
UMA BREVE COMPARAÇÃO DAS OBRAS QUANTO VALE OU É POR QUILO? (SÉRGIO BIANCHI, 2005) E AS IDEIAS FORA DO LUGAR (ROBERTO SCHWARZ, 2014)
Mariana Marques Valentim
145-150
PDF (Português (Brasil))
Perceptions about becoming a teacher: the view of students of a degree in Biological Sciences
A VISÃO DOS ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Marilaine Cristina Cruz
151-158
PDF (Português (Brasil))
UMA BREVE ANÁLISE DA HISTÓRIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ATUALIDADE
Matheus Felipe Machado Andreu
159-164
PDF (Português (Brasil))
IDEOLOGIA E INDÚSTRIA CULTURAL PÓS-MASSIVA
CONTORNOS DA PRODUÇÃO DE SOCIABILIDADES HÍBRIDAS
Patrick Dutra, Alex Sander da Silva, Guilherme Orestes Canarim
165-173
PDF (Português (Brasil))
WE ARE STILL TIRED BUT WE ARE HERE: The Gaze of Teachers after the Covid-19 Pandemic
OS OLHARES DE PROFESSORES PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior
174-178
PDF (Português (Brasil))
REPENSAR A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI
UMA LEITURA A PARTIR DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
Vanderlei da Silva Mendes
179-188
PDF (Português (Brasil))
O PROCESSO HISTÓRICO DA LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006, MAIS CONHECIDA COMO LEI MARIA DA PENHA
Viviani Ribeiro Gomes Sales Sales, Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
189-195
PDF (Português (Brasil))
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE
DIÁLOGOS COM A PERSPECTIVA DE GÊNERO
Wânia Costa da Silva
196-202
PDF (Português (Brasil))
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUANTO À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS RELACIONADA À GÊNERO
Zélia Vieira de Quevedo Bakargi , Josiane Peres Gonçalves
203-210
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIA EM TICs
Aline Ortega Soloaga
212-213
PDF (Português (Brasil))
AWARENESS BY THE ROOTS
A history of past struggles, analysis and reference studies
Amanda Correia dos Santos, Ana Veruska Lisboa da Rocha, Jhulia Vitoria Ferreira dos Santos
214-215
PDF (Português (Brasil))
PERMITTED ACCESS, REFLECTED REPRESENTATION
UM CAMINHO POR MEIO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Ana Paula do Nascimento Velásquez
216-217
PDF (Português (Brasil))
TEACHER EDUCATION TEACHER EDUCATION: THE IMPORTANCE OF COLLABORATIVE PRACTICES IN HOSPITAL AND HOME CARE, IN THE LEPTA STUDY GROUP (LABORATORY FOR TEACHING AND RESEARCH IN ASSISTIVE TECHNOLOGIES) AND VAGALUME AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MATO GROSSO DO SUL/CAMPO GRANDE MS.
A IMPORTANCIA DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS NO ATENDIMENTO HOSPITALAR E DOMINICILAR, EM GRUPO DE ESTUDO LEPTA (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM TECNLOGIAS ASSISTIVAS) E VAGALUME DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPO GRANDE MS
Anderson Pereira Tolotti , Jucelia Linhares Granemann de Medeiros
218-219
PDF (Português (Brasil))
CORPOS E SOCIEDADE
UMA ANÁLISE SOBRE A ESTRUTURA NA CARTA, NO POEMA E NO FILME
Dirceu Junqueira Reis Neto, Joana Costa Almeida , Quézia Rodrigues Caldeira Silva
220-221
PDF (Português (Brasil))
O TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO NO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS
Everlanny Keroly Sousa Santa Rosa , Caio César Santos Borin Garcia
222-223
PDF (Português (Brasil))
AS RELAÇÕES DOS ALIMENTOS EM PÊRO VAZ, CASTRO ALVES E PÊRO VAZ DE CAMINHA E SERGIO BIANCHI
Geovana Bomfim Garcia, Joao Leandro Felix da Silva, Giovanna Andrade de Oliveira, Débora Santana de Barros Ribeiro
224-225
PDF (Português (Brasil))
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM APLICADO ÀS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DESAFIOS DE UM PROJETO COLETIVO PARA A DIVERSIDADE DE PRÉ-ESCOLARES
Jennifer Tamara Linhague, Geisa Letícia Kempfer Böck
226-227
PDF (Português (Brasil))
CONHECIMENTO À SOLTA OU O REI ESTÁ NÚ
NOTAS SOBRE O CONCEITO DE ESCLARECIMENTO EM ADORNO E HORKHEIMER NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO
Juliani Lucinda Caldeira Ferreira, Christian Muleka Mwewa
228-229
PDF (Português (Brasil))
O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E O ACESSO AO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE AUTISTA NO ENSINO MÉDIO
Kelly Cristina Oliveira Andrade, Geisa Letícia Kempfer Böck, Solange Cristina da Silva
230-231
PDF (Português (Brasil))
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCEPÇÕES E PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
Leiriane Tomaz Ferreira Martins
232-233
PDF (Português (Brasil))
PARADIGMA DA COMPETÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Luciana Serra Passos, Roselaine Ripa
234-235
PDF (Português (Brasil))
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
FORMANDO DOCENTES PARA UM FUTURO MELHOR
Maiza Silva dos Santos
236-237
PDF (Português (Brasil))
FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PRODUÇÃO TEXTUAL PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE TIJUCAS/SC
Marcelo Juchem
238-239
PDF (Português (Brasil))
THE IMPACTS OF GOVERNMENT POLICIES ON THE QUALITY OF EJA PEDAGOGIC AND ADMINISTRATIVE PROCESSES – CONSTRUCTIONS AND IMPASSES AT CEJA DE MATO GROSSO-MT
Maria Geni Pereira Bilio Bilio, Maria Dorotea dos Santos Silva, Mara Rubia Aparecida da Silva, Nayara Guerra da Silva
240-241
PDF (Português (Brasil))
MACUMBAS BRASILEIRAS
TERRITÓRIOS DE EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Mariana Semião de Lima
242-243
PDF (Português (Brasil))
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ROBÓTICA EDUCACIONAL
TRABALHO COLABORATIVO NA REMOÇÃO DE BARREIRAS VISUAIS
Raquel Schappo, Geisa Letícia Kempfer Böck
244-245
PDF (Português (Brasil))
O O SIGNIFICADO DO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS POR MEIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Raquel Steffens, Geisa Letícia Kempfer Böck, Solange Cristina da Silva
246-247
PDF (Português (Brasil))
“SOU CICLISTA E SOU MULHER”
DISCURSOS E IDENTIDADES
Romilda Meira de Souza Barbosa, Marlon Leal Rodrigues
248-249
PDF (Português (Brasil))
FICHA TÉCNICA
EduForP
PDF (Português (Brasil))
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Italiano
Deutsch
Русский
Information
For Readers
For Authors
For Librarians