A Formação Continuada de Professores de Educação Física: o blog/Gepef/UFSM como forma de desenvolvimento e Interlocução de saberes docentes

  • Ana Paula Facco Mazzocato
  • Carla Prado Kronbauer
  • Clairton Balbuen Contreira
  • Hugo Norberto Krug

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os espaços formativos de interlocuções de saberes docentes do BLOG/GEPEF/UFSM que colaboraram para a formação continuada de professores de Educação Física. A metodologia caracterizou-se como qualitativa documental sob a forma de estudo de caso. O caso estudado foi o blog do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Utilizou-se a análise de conteúdo para a interpretação das informações coletadas no blog enquanto um documento. Concluiu-se que o blog apresenta várias temáticas através dos seus ‘marcadores’ e, que alguns destes estão diretamente relacionados às contribuições para a formação de professores, constituindo-se assim como um espaço formativo. Ainda, constatou-se que o ‘marcador’ II Ciclo de Estudos Sobre Formação e Prática Pedagógica de Professores de Educação Física apresentou-se como o principal espaço formativo, pois possibilitou reflexões e discussões que acarretaram trocas de saberes entre os participantes, colaborando assim para a formação continuada dos mesmos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Facco Mazzocato

Mestranda em Educação Universidade Federal de Santa Maria

Carla Prado Kronbauer

Mestre em Educação Universidade Federal de Santa Maria

Clairton Balbuen Contreira
Mestre em Educação Universidade Federal de Santa Maria
Hugo Norberto Krug

Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado
2016-10-27
Como Citar
Mazzocato, A. P. F., Kronbauer, C. P., Contreira, C. B., & Krug, H. N. (2016). A Formação Continuada de Professores de Educação Física: o blog/Gepef/UFSM como forma de desenvolvimento e Interlocução de saberes docentes. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(39). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2341