A Formação Continuada de Professores de Educação Física: o blog/Gepef/UFSM como forma de desenvolvimento e Interlocução de saberes docentes
Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar os espaços formativos de interlocuções de saberes docentes do BLOG/GEPEF/UFSM que colaboraram para a formação continuada de professores de Educação Física. A metodologia caracterizou-se como qualitativa documental sob a forma de estudo de caso. O caso estudado foi o blog do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Utilizou-se a análise de conteúdo para a interpretação das informações coletadas no blog enquanto um documento. Concluiu-se que o blog apresenta várias temáticas através dos seus ‘marcadores’ e, que alguns destes estão diretamente relacionados às contribuições para a formação de professores, constituindo-se assim como um espaço formativo. Ainda, constatou-se que o ‘marcador’ II Ciclo de Estudos Sobre Formação e Prática Pedagógica de Professores de Educação Física apresentou-se como o principal espaço formativo, pois possibilitou reflexões e discussões que acarretaram trocas de saberes entre os participantes, colaborando assim para a formação continuada dos mesmos.
Descargas
Citas
BIANCHI, P.; PIRES, G. de L.; VANZIN, T. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de educação de Florianópolis: possibilidades para a Educação (Física). Revista Linhas, Florianópolis, v.09, n.02, p.54-75, jul./dez., 2008.
CRISTINO, A.P. da R. Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS), 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.
CUNHA, M.I. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v.12, n.3, p.182-186, 2008.
FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FREITAS, L.C. de. Mudanças e inovações na educação. 2. ed. São Paulo: EDICON, 2005.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, p.20-29, mai./jun., 1995.
GOODE, L.; HATT, K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968.
HATJE, M. et al. Esporte e sociedade: uma relação pautada pela mídia, 2004. Iniciação Científica (Relatório de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
IMBERNÓN, F. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KRUG, H.N. Rede de auto-formação participada como forma de desenvolvimento do profissional de Educação Física, 2004. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 13. ed. São Paulo: Ed. 34, 2004.
LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.
LOSSO, C.R.C.; CRISTIANO, M.A. da S. Edublogs – construção e a disseminação do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa. Revista Eletrônica de Investigación y Docência (REID), n.6, p.131-144, jul., 2011.
MARCONE, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MERCADO, L.P.L. (Org.). Práticas de formação de professores na educação à distância. Maceió: Edufal, 2008.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, M.M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA,
PONTE, J.P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J.M. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introduzindo a pesquisa em ciências sociais – pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.