ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Professor José Leon Crochick Universidade de São Paulo - USP. https://orcid.org/
  • Professora Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/
Palavras-chave: Educação básica., violência escolar., pseudoformação., formação escolar., desenvolvimento humano.

Resumo

Objetiva-se refletir sobre o enfrentamento à violência escolar e a individuação possibilitada pela incorporação da cultura, bem como sobre a aquisição da cultura como marca de inclusão social e como adaptação e acerca do desempenho de alunos em avaliações externas, que indica a precariedade, inclusive, da pseudoformação. Nessas relações, busca-se a compreensão dos mecanismos escolares propícios à violência entre pares e do agravamento da crise na educação. Concluímos que essa diferenciação individual é dificultada, sobretudo, pela redução da cultura à pseudocultura, tal como indica Adorno. A cultura se torna a marca a ser adquirida e não algo que nos envolve e nos possibilita uma experiência individual conjugada com um repertório coletivo, e mesmo essa pseudoformação está comprometida, tendo em vista o desempenho insatisfatório dos alunos brasileiros em avaliações externas nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Professor José Leon Crochick, Universidade de São Paulo - USP.

Psicólogo (1979), Mestre em Psicologia Social (1985), Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1990), Livre-docente e Professor Titular (2006) pelo Instituto de Psicologia da USP (1999). Professor Sênior do Instituto de Psicologia da USP; É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Professora Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagoga (UEM/1988); Mestrado em Educação (UEM/1996); Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP/2004); Pós-Doutorado (Instituto de Psicologia/USP-2013).

Referências

ADORNO, Theodor W. Minima Moralia. São Paulo: Ática, 1992. (Publicação original de 1951)

ADORNO, Theodor W. Theory of pseudo-culture. Télos, v. 95, p. 15-38, 1993.

ADORNO, Theodor W. Teoría de la pseudocultura. In: ADORNO, Theodor W. Escritos Sociológicos I. Madrid: Ediciones Akal S.A., 2004a. p. 86-113.

ADORNO, Theodor W. Reflexiones sobre la teoría de las clases. In: ADORNO, Theodor W. Escritos Sociológicos I. Madrid: Ediciones Akal S.A., 2004b. p. 347-364.

ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Unesp, 2019.

ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2021. São Paulo: Moderna, 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/07/Anuario_21final.pdf. Acesso em: 09 mar. 2025.

ANUÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2024. Moderna/Fundação Santillana, 2024. Disponível em: https://anuario.todospelaeducacao.org.br/. Acesso em: 09 mar. 2025.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BAULE, Vera Lúcia Granzotti. Avaliação da aprendizagem: metamorfose ou permanência de um paradigma? Dissertação em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 16 jun. 2024.

CROCHICK, José Leon. Autonomy in face of school authority, bullying and school performance. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 34, p. 389-398, set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02752017000300007. Acesso em: 09 mar. 2025.

CROCHICK, José Leon. Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida. Psicologia-Universidade de SP-USP (Impresso), v. 30, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/DxFBvMddr9GQHkwrmGgMf3r/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 09 marc. 2025.

CROCHICK, José Leon; CROCHICK, Nicole. Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamin editorial, 2017.

DUBOC, Maria José Oliveira; PIMENTEL, Susana Couto; CARNEIRO, Jislane. Ribeiro; MATOS, André Luís Gomes de. Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões. Revista Olhares, v. 9, n. 1, p. 21-37, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11470/8492. Acesso em: 09 mar. 2025.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização e outros trabalhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LUXEMBURGO, Rosa. Textos Escolhidos. Organização, tradução e apresentação de Isabel Loureiro. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

HORKHEIMER, Max.; ADORNO, Theodor. W. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Publicado
2025-11-06
Como Citar
Crochick, J. L., & Bellanda Galuch, M. T. (2025). ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 31(61), 120-137. https://doi.org/10.55028/intermeio.v31i61.22982

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)