O AUTOCONCEITO E A MOTIVAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE: CONCEITOS E RELAÇÕES

  • Teresa Cristina Siqueira Cerqueira
  • Ana da Costa Polonia
  • Celeida B. G. Cintra Pinto
  • Fausto Calaça G. de Castro
  • Maria Eleusa Montenegro
  • Vitorina Angélica M. Zinato

Resumen

Aborda a motivação e o autoconceito e seu papel na constituição da subjetividade, mediante um enfoque sócio-histórico baseado na análise qualitativa do estudo de caso. Utiliza como método a entrevista semi-estruturada, realizada com 19 estudantes universitários do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino, uma pública e outra particular, de Brasília-DF. Conclui que os alunos têm uma percepção favorável do autoconceito dos estudantes com relação ao curso de Pedagogia, no que se refere à motivação para a escolha do curso, à valorização da instituição, à estrutura e à organização do curso, à oportunidade para realização da prática pedagógica e à formação direcionada à docência.

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Biografía del autor/a

Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

Professora da Universidade Federal de Roraima, cedida para Faculdade de Educação da UnB.

Ana da Costa Polonia

Professora da Fundação Educacional do DF, cedida para Faculdade de Educação da UnB.

Celeida B. G. Cintra Pinto

Professora contratada do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências da Educação do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Fausto Calaça G. de Castro

Professor substituto da Faculdade de Educação da Univesidade de Brasília - UnB.

Maria Eleusa Montenegro

Professora do Centro Universitário de Brasília, pesquisadora da UnB. Professora aposentada da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Vitorina Angélica M. Zinato

Professora contratada do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências de Educação do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Publicado
2016-11-17
Cómo citar
Cerqueira, T. C. S., Polonia, A. da C., Pinto, C. B. G. C., Castro, F. C. G. de, Montenegro, M. E., & Zinato, V. A. M. (2016). O AUTOCONCEITO E A MOTIVAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE: CONCEITOS E RELAÇÕES. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 10(20). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2584