HISTÓRIA DA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DOS EXAMES O CASO DOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO (1939-1971)

  • Eurize Caldas Pessanha
  • Maria Emília Borges Daniel

Resumen

Baseando-se em pesquisas sobre história da cultura escolar, os autores discutem as possibilidades de se analisar provas e exames como uma das formas de reconstituir a história da cultura escolar, focalizando especialmente os “exames de admissão ao ginásio”, obrigatórios nas escolas públicas do Brasil, até 1971. São analisados os dispositivos legais e as orientações específicas para as provas de Português dos exames de admissão em duas escolas, uma de São Paulo e outra de Campo Grande, relacionando-os com a história da disciplina Língua Portuguesa no Brasil no mesmo período.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Eurize Caldas Pessanha

Departamento de Educação/ CCHS-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Emília Borges Daniel

Departamento de Letras/ CCHS-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2016-11-18
Cómo citar
Pessanha, E. C., & Daniel, M. E. B. (2016). HISTÓRIA DA CULTURA ESCOLAR ATRAVÉS DOS EXAMES O CASO DOS EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO (1939-1971). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 8(16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2609