A PRODUÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS (RS)

  • Franciele roos da Silva ilha Universidade Federal de Pelotas/Professora Adjunta Escola Superior de Educação Física

Resumen

Este artigo objetivou analisar a produção da Educação Física no currículo escolar em escolas públicas de Pelotas (RS). A pesquisa caracteriza-se por ser descritiva e exploratória. O contexto de pesquisa foi a rede pública de ensino de Pelotas. Os sujeitos de pesquisa foram 20 professores de Educação Física e o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Para a análise dos dados, os questionários foram interpretados através da análise de conteúdo, abordando categorias que compõem o quadro da produção curricular da Educação Física na rede pública de ensino de Pelotas. As categorias foram: a) aspectos considerados no planejamento das aulas; b) conteúdos de ensino trabalhados; c) métodos, técnicas e/ou estratégias de ensino utilizadas.

Palavras-chave: Currículo; Escola; Educação Física.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Franciele roos da Silva ilha, Universidade Federal de Pelotas/Professora Adjunta Escola Superior de Educação Física
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas

Citas

AGUIAR, S, J, E; MARÇAL, L, I; Planejamento em educação física: ocorre de fato? Anais... 3°CONOCENO. Universidade do Estado do Pará, Belém, Brasil. 2010.

ALVES, D.M.; PINHO, S.T.; PEREIRA, F.M.; SCHILD, J.F.G. Métodos de ensino da educação física escolar utilizados por professores da rede privada. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 6(1): 109-122, jan-jun, 2015.

BARKOUKIS, V. et al. The relation between student motivation and student grades in physical education : A 3-year investigation. Scandinavian Journal of Medicine e Science in Sports, v. 1, n. 1, p. 1–9, 2014.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. 4. ed. Porto: Porto Editora, 1994.

BRACHT, VALTER. Pesquisa (ação) e prática pedagógica em educação física. Coleção cotidiano escolar: A educação física no Ensino Fundamental (5º/8º séries). Natal: Paidéia, Brasília: MEC, v. 1, n. 1, p.7-22, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf. Acesso em: 07/04/2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COLL, C. et al. Os Conteúdos da reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DAMASIO; M.S.; SILVA, MF.P. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a prática, 11/2: 197-207, maio/ago, 2008.

DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos : conceitual , procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física, v. 20, n. 20, p. 281–289, 2009.

DARIDO, S. C.; et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Rev. paul. Educ. Fís, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DEMO, P. Metodologia da investigação em Educação. Curitiba: Ibpex, 2005.

DIETRICH, Knut; DÜRRWÄCHTER, Gerhard; SCHALLER, Hans Jürgen. Os grandes jogos: metodologia e prática. Tradução de Renate Sindermann. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.

FIORINI, M.L.S.; MANZIN, E. J. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: etapas para o planejamento de um programa de formação para prover o professor. In: Congresso Nacional de Formação De Professores, São Paulo, 2014. Anais ... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014.

ILHA, F. R. S.; HYPOLITO, A. M. Esportivização da Educação Física escolar : um dispositivo e seus regimes de enunciação. Movimento, v. 22, n. 1, p. 173–186, 2016.

ILHA, F.R.S. A regulação curricular da Educação Física na escola e seus efeitos no trabalho de professores iniciantes. 2015. 197p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

LEONARDO, L.; SCAGLIA, A.J.; REVERDITO, R.S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, Rio Claro, v.15 n.2 p.236-246, abr./jun. 2009.

LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MACHADO, G.V.; GALATTI, L.R.; PAES, R.R. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, v. 21, n. 2, p. 405-418, 2015.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

NEIRA, M.G; NUNES, M.L. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

OLIVEIRA, A. A. B. Planejando a Educação Física Escolar. In: VIEIRA J. L. L. (Org.). Educação Física e Esportes: estudos e proposições. Maringá: Ed. Da UEM, 2004. 25-56.

OLIVEIRA, AAB. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física / UEM, Maringá, Brasil, v.1, n.8, 1997.

PAES, Roberto Rodrigues; MONTAGNER, Paulo César; FERREIRA, Henrique Barcelos. Pedagogia do Esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

PEREIRA, F. M. As técnicas de ensino e sua aplicação no handebol. Pelotas, 1980.

RAMOS, V. et al. As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física. Rev. Educ. Fís, v. 25, n. 2, p. 231–244, 2014.

ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, v. 11, n. 3, p. 167–178, 2005.

TEIXEIRA VICTORIA PALMA, Â.P.; OLIVEIRA, A.A.B.; VICTORIA PALMA, J.A. Educação Física e a organização curricular. 2.ed. Londrina: Eduel, 2010.

TENROLLER; C.A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas: Ed. ULBRA, 2006.

VIEIRA, J.S. Currículo (Rastros, Histórias, Blasfêmias, Dissoluções, Deslizamentos, Pistas). Debates em Educação. Maceió, v. 1, n. 2 Jul./Dez. 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2021-07-20
Cómo citar
ilha, F. roos da S. (2021). A PRODUÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS (RS). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 27(53). https://doi.org/10.55028/intermeio.v27i53.9023