Os grupos escolares no contexto da política educacional mato-grossense: o grupo escolar Joaquim Murtinho, em Campo Grande, sul do Estado (1910-1950)

  • Regina Tereza Cestari de Oliveira
  • Arlene da Silva Gonçalves

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de instauração dos grupos escolares, no âmbito da política educacional mato-grossense e verificar a organização didático-pedagógica, de modo específico no Grupo Escolar Joaquim Murtinho, localizado na cidade de Campo Grande, sul do antigo estado de Mato Grosso, nos anos de 1910 a 1950. A investigação baseou-se em fontes documentais constituídas por leis, regulamentos, relatórios de inspetores e diretores, assim como livros de atas e de portarias do referido grupo escolar. Verificou-se que os grupos escolares
representaram um novo modelo de difusão de conhecimentos, principalmente a crianças e jovens, correspondendo ao que era de mais avançado à época no campo educacional.

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Biografia do Autor

Regina Tereza Cestari de Oliveira

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Arlene da Silva Gonçalves

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2016-11-04
Como Citar
Oliveira, R. T. C. de, & Gonçalves, A. da S. (2016). Os grupos escolares no contexto da política educacional mato-grossense: o grupo escolar Joaquim Murtinho, em Campo Grande, sul do Estado (1910-1950). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 16(31). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2440