As Concepções de Leitura dos Professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos

  • Alda Maria do Nascimento Osório
  • Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa, realizada com professores de Língua Portuguesa que trabalhavam na Educação de Jovens e Adultos. Participaram da investigação sete docentes e o instrumento utilizado para o levantamento dos dados foi uma entrevista semiestruturada. Os dados levantados nos permitiram verificar que: a) a graduação em Letras não garantiu aos professores de Língua Portuguesa da EJA a apropriação de conhecimentos teóricos que embasassem suas atividades de leitura em sala de aula; b) Os cursos de qualificação em serviço, não lhes asseguraram a revisão e (re)significação conceitos ou a aquisição de novas concepções sobre o ato de ler; c) Alguns professores desconhecem o que é uma teoria, e não sabem como se apropriar dela para subsidiar a prática pedagógica; d) Os professores se amparam em conhecimentos práticos para desenvolver as atividades em sala de aula; e) Os professores da EJA precisam apropriar-se de forma contínua e sistemática de conhecimentos sobre a linguagem e a leitura.

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Biografia do Autor

Alda Maria do Nascimento Osório

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (UFMS);

Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida

Mestre em Educação, professora Curso de Pedagogia da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (UNIDERP).

Publicado
2016-11-10
Como Citar
Osório, A. M. do N., & Almeida, M. de F. X. da A. de. (2016). As Concepções de Leitura dos Professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(23). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2530