As Concepções de Leitura dos Professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa, realizada com professores de Língua Portuguesa que trabalhavam na Educação de Jovens e Adultos. Participaram da investigação sete docentes e o instrumento utilizado para o levantamento dos dados foi uma entrevista semiestruturada. Os dados levantados nos permitiram verificar que: a) a graduação em Letras não garantiu aos professores de Língua Portuguesa da EJA a apropriação de conhecimentos teóricos que embasassem suas atividades de leitura em sala de aula; b) Os cursos de qualificação em serviço, não lhes asseguraram a revisão e (re)significação conceitos ou a aquisição de novas concepções sobre o ato de ler; c) Alguns professores desconhecem o que é uma teoria, e não sabem como se apropriar dela para subsidiar a prática pedagógica; d) Os professores se amparam em conhecimentos práticos para desenvolver as atividades em sala de aula; e) Os professores da EJA precisam apropriar-se de forma contínua e sistemática de conhecimentos sobre a linguagem e a leitura.