Visitas livres versus visitas orientadas: aprendizagem no espaço educativo do Museu de História do Pantanal em Corumbá / MS

Resumo

Esta pesquisa teve por finalidade investigar as interações que ocorrem entre o visitante, mediador e objetos de exposição no museu, comparando quais conhecimentos são assimilados durante a visita livre e visita orientada. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada inicialmente com 50 alunos do ensino médio de uma escola pública de Corumbá / MS que preencheram um questionário sobre o Muhpan. Entre esses, 25 visitaram o referido museu, os quais foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo que 12 fizeram visita livre e 13 fizeram a visita orientada, com o auxílio de um mediador. Ambos os grupos preencheram ao mesmo questionário logo após a visita ao museu. Ao comparar os resultados, evidencia-se que na visita orientada todos os alunos tiveram algum tipo de avanço, mesmo de forma modesta, enquanto na visita livre ocorreram casos de alunos que não demostraram avanços, ou como se nunca tivessem visitado o Muphan. Contudo, quem fez a visita orientada não teve um avanço muito superior, se comparado com quem fez a visita livre, porque o processo de aprendizagem depende das interações sociais de cada indivíduo que o leva a ter predisposição ou não em adquirir novos conhecimentos. Conclui-se que, para que a comunidade local conheça e se sinta pertencente a essa história, é necessário que a população tenha contatos frequentes com o museu e que as escolas incentivem seus alunos a fazerem pesquisas, bem como realizarem visitas livres e orientadas no Museu de História do Pantanal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketylen Karyne Santos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Graduada em História pela mesma instituição. Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Referências

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo: Perspectiva, v. 15, n. 2, p. 73-83, abr./jun., 2001.

CORRÊA, Lucia Salsa; CORRÊA, Valmir Batista. A história do Pantanal contada pelo Muhpan. São Paulo: Edição de Artes, 2015.

COSTA, Luciana Ferreira Da; BRIGOLA, João Carlos Pires. Hábito cultural de visitar museus: estudo de público sobre o Museu do Homem do Nordeste, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, v. 4, Número Especial, p. 124-141, 2014.

DEGELO, Maria Ivone. O público de museu: pequeno diagnóstico. Estética, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 1-8, jun. 2009.

ETCHEVARNE, Carlos. Projeto expográfico do Museu de História do Pantanal. Corumbá: Muhpan, 2004.

FIGURELLI, Gabriela Ramos. Desenvolvimento do público interno: uma proposta de metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu. 2013, 217 f. Tese (Doutorado), Departamento de Museologia, Losófona, Lisboa, 2013.

FRANZ, Terezinha Sueli. Educação para a compreensão da arte – Museu Victor Meirelles. Florianópolis: Insular, 2001.

GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: conceitos, métodos e reflexões para formulação de política. In: Simpósio Internacional Museu e Educação – conceitos e métodos. Anais... São Paulo, MAE-USP-MAM, 2001.

JULIÃO, Letícia. Apontamentos sobre a história do Museu. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Museus. Caderno de Diretrizes Museológicas, 2006.

LINCOLN, Yvonna; DENZIN, Norman. O planejamento da pesquisa Qualitativa: Teorias e Abordagens. Porto Alegre: Artmed, p. 17-20, 2006.

MARANDINO, Martha. A biologia nos museus de ciências: a questão dos textos em bioexposições. Ciência & Educação. Bauru, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2002.

NOGUEIRA, Maria Verônica Sáfadi. Relatório Museu de História do Pantanal. Corumbá: Muhpan, 2014.

PEREIRA, Beatriz Oliveira; VALLE, Mariana Guelero. O discurso museológico e suas tipologias em um museu de história natural. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 835-849, 2017.

SILVA, João Santos Vila Da; ABDON, Mvrian De Moura. 1998. Delimitação do Pantanal Brasileiro e Suas Sub-Regiões. Pesq. Agropec. Bras, v. 33, p. 1703-1711, 1998.

SILVA, Ketylen Karyne Santos da; GONÇALVES, Josiane Peres. Atividades de ensino realizadas no Museu de História do Pantanal/MUHPAN e questões indígenas. Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 23, n. 2, p. 39-53, 2017.

SIMON, Feliciano; AYALA, Cardoso. Álbum Graphico de Matto-Grosso (EEUU do Brasil). Corumbá; Hamburgo: Ayalas & Simon Editores, 1914.

TARGAS, Zulmária Izabel De Melo Souza. As casas comerciais importadoras/expotadoras de Corumbá (1904-1915). 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em História), Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados. 2012.

VIEIRA, Helena Isabel Almeida. Exposições: formas de comunicar e educar em museus. 2009. Dissertação (Mestrado em História e Patrimônio) - Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal, 2009.

Publicado
2020-11-24
Como Citar
Silva, K. K. S., & Gonçalves, J. P. (2020). Visitas livres versus visitas orientadas: aprendizagem no espaço educativo do Museu de História do Pantanal em Corumbá / MS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 273-290. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11848
Seção
Artigos de demanda contínua