Visitas livres versus visitas orientadas: aprendizagem no espaço educativo do Museu de História do Pantanal em Corumbá / MS

Resumo

Esta pesquisa teve por finalidade investigar as interações que ocorrem entre o visitante, mediador e objetos de exposição no museu, comparando quais conhecimentos são assimilados durante a visita livre e visita orientada. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada inicialmente com 50 alunos do ensino médio de uma escola pública de Corumbá / MS que preencheram um questionário sobre o Muhpan. Entre esses, 25 visitaram o referido museu, os quais foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo que 12 fizeram visita livre e 13 fizeram a visita orientada, com o auxílio de um mediador. Ambos os grupos preencheram ao mesmo questionário logo após a visita ao museu. Ao comparar os resultados, evidencia-se que na visita orientada todos os alunos tiveram algum tipo de avanço, mesmo de forma modesta, enquanto na visita livre ocorreram casos de alunos que não demostraram avanços, ou como se nunca tivessem visitado o Muphan. Contudo, quem fez a visita orientada não teve um avanço muito superior, se comparado com quem fez a visita livre, porque o processo de aprendizagem depende das interações sociais de cada indivíduo que o leva a ter predisposição ou não em adquirir novos conhecimentos. Conclui-se que, para que a comunidade local conheça e se sinta pertencente a essa história, é necessário que a população tenha contatos frequentes com o museu e que as escolas incentivem seus alunos a fazerem pesquisas, bem como realizarem visitas livres e orientadas no Museu de História do Pantanal.

 

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Biografia do Autor

Ketylen Karyne Santos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Graduada em História pela mesma instituição. Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Silva, K. K. S., & Gonçalves, J. P. (2020). Visitas livres versus visitas orientadas: aprendizagem no espaço educativo do Museu de História do Pantanal em Corumbá / MS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 273-290. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/11848
Seção
Artigos de fluxo contínuo