Ir al contenido principal Ir al menú de navegación principal Ir al pie de página del sitio
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade (ISSN 2358-1840) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí (CPNV), publica artigos científicos e ensaios teóricos e resenhas inéditos que se relacionem mediata ou imediatamente à área da Educação e das Ciências Sociais, caracterizando-se como uma publicação quadrimestral divulgadora das Humanidades no/do meio acadêmico-científico.
  • Actual
  • Archivos
  • Avisos
  • Métricas
  • CopySpider
  • Acerca de
    • Sobre la revista
    • Envíos
    • Equipo editorial
    • Declaración de privacidad
    • Contacto
Buscar
  • Registrarse
  • Entrar
  1. Inicio /
  2. Archivos /
  3. Vol. 12 Núm. 32 (2025)

DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32
Publicado: 2025-09-17
  • Editorial
    Josiane Peres Gonçalves
    1-4
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.24172
  • “I don't even have time to exist”: the everyday life of university teachers
    Diego Mauricio Barragán##common.commaListSeparator##Magda Sarat
    05-23
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23226
  • Paulo Freire, docência e formação de professores: possibilidades, limites e experiência em um curso de Pedagogia
    Rayane Ferreira##common.commaListSeparator##Aliandra Cristina Mesomo Lira
    24-41
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22757
  • Formação docente e os desafios da educação básica no século XXI
    Leandro Basta
    42-65
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22820
  • A feminização da carreira docente no Brasil: reflexões teóricas sobre relações de gênero e educação
    Bárbara do Vale Martins##common.commaListSeparator##Adriana Ramos dos Santos##common.commaListSeparator##Murilena Pinheiro de Almeida
    66-87
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23200
  • Proficiência em leitura em língua estrangeira como requisito da Pós-Graduação Stricto-Sensu
    Dohane Julliana Roberto
    88-107
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23033
  • Explorando a prática experimental em escolas de tempo integral: um estudo de revisão sobre a promoção da alfabetização científica
    Valdecir Francisco de Almeida##common.commaListSeparator##Leandro Carbo
    108-125
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22419
  • A Gazeta Infantil e as contribuições da literatura na formação do pequeno leitor (1929-1930)
    Gizeli Fermino Coelho##common.commaListSeparator##Maria Cristina Gomes Machado
    126-144
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22793
  • Vou-me embora pra Pasárgada: percepções ecocrítico-poéticas a um ensino inter e transdisciplinar de Ciências
    Elisângela Campos Damasceno##common.commaListSeparator##Geraldo Jorge Barbosa de Moura
    145-158
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22888
  • Elementos artísticos comunicacionais integrados ao ensino das Ciências como estratégia didática
    Kleber Saldanha de Siqueira##common.commaListSeparator##Lisandra Paola Santos de Oliveira##common.commaListSeparator##Adriana Cavalcante dos Santos
    159-174
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22929
  • O ensino da Matemática e a Inteligência Artificial: reflexões sobre as possibilidades de novas abordagens educacionais
    Andreza Alves Vieira Abrahão##common.commaListSeparator##Jovair Batista de Jesus##common.commaListSeparator##Eduardo Faustino dos Santos Lima
    175-195
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22355
  • A organização de atividades pedagógicas para bebês e crianças pequenas na educação infantil
    Mariana Amalia da Costa Cabrioti##common.commaListSeparator##Marta Silene Ferreira Barros##common.commaListSeparator##Marina Colhado Cabral##common.commaListSeparator##Luciana Alvares Ribeiro Bueno de Oliveira
    196-213
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22782
  • Estratégias de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência no AEE: uma revisão bibliográfica
    Ane Ellen da Costa Sousa Loiola##common.commaListSeparator##Anayllen da Costa Sousa
    214-226
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22521
  • Metodologia Maker: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
    Lucilene Aparecida Faria ##common.commaListSeparator##Danielle da Silva Pinheiro Wellichan##common.commaListSeparator##Carla Cristine Tescaro Santos Lino
    227-245
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23706
  • EL PAPEL DE LA LÚDICA EN EL APRENDIZAJE DE UN ESTUDIANTE CON SÍNDROME DE DOWN
    Mariana Rillary Santiago Dias##common.commaListSeparator##Nicole de Santana Gomes##common.commaListSeparator##Maria Teresa Junqueira Vasconcellos
    246-261
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22732
  • Esportes adaptados na educação física escolar: desafios à luz da BNCC
    Vinicius Aparecido Galindo##common.commaListSeparator##Lucimar Cristina da Silva##common.commaListSeparator##Otávio Augusto Campos dos Santos##common.commaListSeparator##Jederson Garbin Tenorio
    262-278
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22988
  • Educação em privação de liberdade: um comparativo no Conjunto Penal de Barreiras e APAC São João Del Rei
    Lorena Carvalho Leite Garcia de Oliveira##common.commaListSeparator##Clayton da Silva Barcelos
    279-298
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22546
  • Revisitando Foucault: os corpos das mulheres, o biopoder e a questão do aborto
    Giulia Dal Berto Hoff##common.commaListSeparator##Luiz Henrique Maisonnett
    299-315
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23402
  • Ranhuras foucaultianas: notas sobre a noção de discurso para a investigação de políticas educacionais
    Wagner Nobrega Torres
    316-332
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22343
  • A família e a educação na perspectiva de Rousseau
    Francisco Roberto da Silva de Carvalho
    333-346
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22210
  • Educação e família: octênio (2014-2021)
    Rosa Maria da Motta Azambuja##common.commaListSeparator##Elaine Pedreira Rabinovich
    347-368
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23451
Enviar un artículo

Área: Educação

e-ISSN: 2358-1840

Indice h5: 9

Mediana h5: 14

Periodicidade: Trimestral
Coleção Principal da Web of Science

Idioma
  • Português (Brasil)
  • Español (España)
  • English

PDRES es una publicación del Programa de Posgrado Profesional en Educación - PPGPE

Clustrmaps

Palabras clave
Artículos más leídos
  • DA RACIONALIDADE TÉCNICA À RACIONALIDADE CRÍTICA: FORMAÇÃO DOCENTE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
    8348
  • Os desafios vivenciados por famílias de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista
    5450
  • A Gestão Participativa na Escola
    5386
  • O desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural
    3350
  • Estranhos a nossa porta
    3125
  • Breve história da profissionalização docente no Brasil
    2996
  • Quintais produtivos como espaços da agroecologia desenvolvidos por mulheres rurais
    2847
  • Relação entre família, escola, especialistas e o desenvolvimento de pessoas autistas
    2684
  • Efeitos da musicoterapia na comunicação, socialização e imaginação em crianças com perturbação do espectro do autismo: um estudo de caso em Rebordosa - Portugal
    2216
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a empregabilidade: entre a formação e a inclusão
    2129
Información
  • Para lectores/as
  • Para autores/as
  • Para bibliotecarios/as
Open Journal Systems

Indexadores, Diretórios e Bases de dados: Web of Science; LatinREV; Latindex; Diadorim; Clase; Base; DOAJ; WorldCat; Portal de Periódicos Capes; Sumarios.org; Road; RCAAP; Google Acadêmico; LivRe; REDIB; OasisBR; LA Referencia; OpenAireExplore; MIAR; Sucupira; Crossref; Miguilim; Edubase.

 

PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Revista do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) do Campus de Naviraí da UFMS https://ppgep-cpnv.ufms.br/

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional".

Acerca de este sistema de publicación