La Revista InterMeio abre llamada para recibir artículos que compondrán el dossier "Educación comparada e Internacionalización", enero 2023 - abril 2023.

Tal tema tiene como proponentes a los editores de la Revista InterMeio de la Universidad Federal de Mato Grosso del Sur, Brasil, bajo la organización de los Profesores. Dra. Fabiany de Cassia Tavares Silva y Dr. Linoel Leal Ordóñez.

Antes eso, la revista InterMeio les invita a enviar, en el periodo entre [05/01/2023] e [15/04/2023], texto de su autoría según la temática propuesta.

  • Nota técnica: Nova metodologia para a avaliação dos Periódicos científicos

    2025-11-03

    A Revista InterMeio apresenta esta nota técnica com o objetivo de informar a comunidade acadêmica sobre as mudanças em curso no modelo de avaliação dos periódicos para o ciclo 2025–2028.

    A transição do sistema Qualis-periódicos para uma abordagem centrada na qualidade dos artigos publicados representa uma inflexão significativa na lógica avaliativa da pós-graduação brasileira, com impactos diretos sobre programas, periódicos e práticas editoriais.

    Fala do coordenador da área de Educação na CAPES

    Durante a 42ª Reunião Nacional da ANPEd, realizada em João Pessoa, o professor Ângelo Ricardo de Souza, coordenador da área de Educação na CAPES, destacou que:

    • A CAPES não avalia periódicos, não sendo esse o seu objetivo, destacando que o Qualis sempre foi uma referência indireta voltada à qualidade da produção científica.
    • O relatório de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), referente ao período 2021–2024, será publicado em 12 de janeiro de 2026, sem a tradicional tabela Qualis.
    • Ainda não está decidido se haverá um anexo com nova classificação editorial.
    • Haja ou não esse anexo, caberá aos PPGs, comissões de área, pró-reitorias e editoras estabelecer seus próprios critérios e dinâmicas para aplicar o novo modelo, de forma lógica, qualitativa e quantitativa, atendendo aos critérios de qualidade dos artigos.

    Contribuição da representante do FEPAE

    Olívia Morais de Medeiros Neta, representante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), reforçou a importância de:

    • Valorizar a diversidade editorial e o papel dos periódicos nacionais de acesso aberto.
    • Reconhecer o impacto social e regional das revistas da área de Educação, que nem sempre se enquadram nos critérios bibliométricos internacionais.

    Mudança de centralidade: do periódico ao artigo

    • O foco da avaliação deixa de ser o periódico e passa a ser o desempenho do artigo: número de citações, impacto, relevância social e presença em bases indexadoras.
    • Os artigos serão classificados segundo três categorias nos periódicos dos quais eles procedem: Consolidados; Em consolidação; Não consolidados.

    Critérios para periódicos consolidados

    Para que um artigo seja considerado publicado em periódico consolidado, espera-se que a revista cumpra uma ou mais das seguintes condições:

    • Estar indexada no Web of Science, Scopus, SciELO (Educ@) ou Google Scholar com índice h ≥ 5
    • Também são consideradas bases como Redalyc, Latindex, MIAR, Diadorim, Dialnet e ERIH PLUS, entre outras, especialmente nas categorias Em consolidação e Não consolidados.

    Temores e tensões

    • Há receio de que periódicos atualmente classificados como A sejam reposicionados como Em consolidação ou Não consolidados, gerando insegurança editorial.
    • A transição exige amadurecimento institucional, pois os elementos de avaliação mudaram radicalmente.
    • A área de Educação enfrenta desafios específicos, por sua produção estar mais voltada ao impacto social e menos presente em bases internacionais.

    Caminhos possíveis

    • A responsabilidade pela valorização dos periódicos não é apenas dos editores.
    • É necessário um trabalho conjunto entre: Programas de Pós-Graduação; Comissões de área; Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, e Editoras universitárias.
    • Essa articulação pode fortalecer a presença dos periódicos em bases indexadoras, melhorar práticas editoriais e garantir coerência na aplicação dos novos critérios.

     

    Equipe Editorial

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  • A InterMeio e o Ecossistema Ciência Aberta (eCA)

    2023-05-12

    Seguimos acreditando no processo de aprimoramento das nossas práticas; acreditando com novas tecnologias sociais e trabalhando na meta. 

    Uma das áreas nas quais a Revista InterMeio tem trabalhado de forma intensiva nos últimos meses é na adequação das suas práticas e tecnologias de ação para o Ecossistema Open Science. Convidamos vocês a ler a Adesão ao Ecossistema Ciência Aberta.

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    Adesão ao Ecossistema Ciência Aberta

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  • ORCiD e DOI na InterMeio

    2023-04-15

    A atenção atual dada tanto a ORCiD como o DOI diz muito sobre o carecter referencial deles ntre editores de periódicos científicos especializados, seus autores eycolaboradores, sendo assim dois requisitos de padronização e avaliação de qualidade, além de base inicial para a entrada dos periódicos em bases indexadoras d grande impacto como a Scopus (Elsevier) ou a Web of Science-WoS (Clarivate Analytics).

     

    A Revista InterMeio informa a seus autores, colaboradores e editores parceiros de sua adesão a estes dois protocolos como resultado da Política Institucional de Desenvolvimento e de internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o que torna requisito indispensável para submissão a possessão de cadastro ORCiD. Como elemento destacável tambén está a possibilidade oferecida a nossos autores de terem seus artículos inseridos no ambiente do DOI gannhando assim um identificador persistente presente em miles de publicações no mundo,  além de estarem publicados em um periódico adequado às mais recentes tendências de qualidade e boas práticas editoriais. 
     

    O Open Researcher and Contributor iD-ORCiD (Identificador aberto para Investigadores e Colaboradores) atua como uma identificação persistente. Disposto em uma sequência de 16 dígitos, em quatro grupos de quatro cada, e separados por hyphen,  este identificador oferece aos autores poder de conexión e sincronização das producciones com muitas outras plataformas como a Open Journal System ou Researchgate, resgatando assim informação de cada autor, e projetando-a desde/na plataforma da revista.  Um fato importante do ORCiD é que ele permete a atualização de informação não permanente ao longo da trajetória profissional dos pesquisadores e colaboradores, como a filiação institucional, área ou disciplina de estudos ou o próprio país. Agora o Digital Object Identifier-DOI (Identificador de Objeto Digital) é uma identificação mais persistente do que a anterior, sendo mais bem uma identificação do produto publicado (artigo, capítulo ou livro) de um autor. Istoo é, um autor pode ter um ORCiD e muitos DOI quanto artigos aos que este é outorgado. O DOI é geriado pela CrossRef internacional, e junto ao ORCiD integra uma das duplas sinérgicas sem fins lucrativos mais importantes do ambiente científico divulgativo, reconhecidas e requeridas por bases como a Scopus ou a WoS. 

     

    O Brasil assinou parceria com a ORCiD Internacional, sendo hoje um dado obrigatório na Plataforma Lattes Brasil, plataforma que alberga o currículo profissional da comunidade acadêmica e científica vinculada ao país. Agora o DOI é mais um requisito que as revistas brasileiras procuram porque ele garante a identificação e vinculação desse trabalho publicado a um autor ou autores. 

     

    A Revista InterMeio se aderiu a estes dois protocolos, tendo ganhado o DOI para seus artigos desde o ano 2021 em Edital especial da Agência de Comunicação Social e Científica-AGECOM da UFMS. A InterMeio pede a todos seus autores que na hora do cadastro no OJS informem a identificação ORCiD, e após e-mail de pedido de autorização, autorizem o periodico publicar seus textos com esta identificação.  

     

    Para maiores detalhes sobre estes dois identificadores, convidamos vocês a acessarem nos portais oficiais de ORCiD e de DOI. 

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  • Chamada para dossiê: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 2

    2023-03-28

    Caros/as pesquisadores/as:

    A Revista InterMeio anuncia -a pedido de vários autores- a PRORROGAÇÃO DO PRAZO FINAL DE RECEPÇÃO DE ARTIGOS -  Dossiê CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 2, até o dia 01 de outubro de 2023.

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  • CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE ÁRBITROS

    2022-02-18

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    A Revista InterMeio, Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS), abre chamada para credenciamento de novos árbitros – Processo 2022. O objetivo desta chamada é fortalecer o corpo de avaliadores, ao tempo que abrimos o leque ao processo de internacionalização e circulação do conhecimento com o convite de pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros. Nossa Revista está publicando em português, espanhol, inglês e francês como línguas francas usadas na América e em outros continentes, além de estar em transição para a metodologia e gestão de textos a fluxo contínuo.

    Para saber mais, clique aqui.

    Para acessar o site da Revista Intermeio, clique aqui.

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  • Prorrogação de prazo para submeter artigos para o dossiê de 2021/2.

    2021-07-08

    A revista InterMeio prorrogou o prazo para submissão de artigos para o dossiê de julho-dezembro de 2021. A Comissão Editorial elegeu como tema “Formação de professores e práticas pedagógicas: relações entre memória e experiências na construção de identidades docentes”.

    Os artigos poderão ser submetidos até o dia 30 de julho de 2021.

    Para maiores informações, clique aqui.

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  • Revista Intermeio 2018.1 – v. 24, n. 47

    2018-05-22

    A Revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, publicou o n. 47, referente ao primeiro semestre de 2018.

    O tema escolhido foi “Políticas de Avaliação da Educação Superior em Países Latino-Americanos”, sob a organização de Giselle Cristina Martins Real (UFGD) & Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS).

    Para acessar a Revista InterMeio, clique aqui.

     

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  • Chamada de Artigos - Edição 2018.2 e 2019.1

    2018-05-22

    A revista InterMeio, do Programa de Pós-graduação em Educação, acaba de abrir chamada de artigos para o dossiê de julho a agosto de 2018 e para o dossiê de janeiro a junho de 2019, com as respectivas temáticas: “Contribuições de Norbert Elias para as Pesquisas em Educação” e “O Campo das Pesquisas em Educação: Contribuições da Sociologia Francesa“.

    Para maiores informações, clique aqui (dossiê de 2018.2) ou clique aqui (dossiê de 2019.1).

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