A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

  • Alessandra Peternella
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch

Resumen

Este artigo tem como objetivo buscar nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural contribuições para a compreensão da relação teoria e prática na formação inicial do pedagogo. Para tanto, toma como fonte de análise os relatórios de Estágio Supervisionado dos estudantes dos 5º e 6º períodos do Curso de Pedagogia, concebendo-os como os articuladores dos conteúdos das disciplinas que compõem a matriz curricular e as práticas pedagógicas analisadas pelos acadêmicos em situações de estágio. Para a teoria que orienta este estudo, a apropriação de conhecimentos – considerados como mediadores culturais – é o meio pelo qual cada novo indivíduo desenvolve suas capacidades intelectivas, tornando-se parte do gênero humano. Sem perder de vista as contradições que emergem da sociedade capitalista, dos pressupostos depreende-se a possibilidade de os conhecimentos historicamente produzidos e sistematizados na área da ciência pedagógica atuarem como elementos mediadores entre o sujeito e a prática pedagógica, no momento de elaboração dos relatórios de estágio, quando se exige uma reflexão teórica sobre a prática vivenciada. Nessa perspectiva, portanto, a  unidade teoria e prática se efetiva mediante a formação do pensamento teórico.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Alessandra Peternella
Mestre en Educação pela Universidade Estadual de Maringá
Maria Terezinha Bellanda Galuch
Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação

Citas

AFANÁSSIEV, V. G. Fundamentos da Filosofia. 2 ed. Moscou: Progresso, 1985.

ALVES, N.; GARCIA, R. L. A construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo. In: ALVES, N. (Org.). Formação de Professores: pensar e fazer. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 73-88.

ARAÚJO, R. M. de L. A Articulação Teoria e Prática nas Políticas de Formação dos Professores para a Educação Básica: a competência como ferramenta para a formação do professor prático. In: MAUÉS, O.; LIMA, R. (Org.). A Lógica das Competências na Formação Docente. Belém: Edufpa, 2005, p. 113-128.

DAVÍDOV, V.V. La Enseñanza Escolar y el desarrollo psiquico. Moscú: Progresso, 1988.

KUENZER, A. Z. A relação entre teoria e prática na educação profissional. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Org.). Conhecimento Local e Conhecimento Universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champgnat, 2004, p.71-84.

LEFEBVRE, H. Lógica Formal e Lógica Dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

MORAES, S. P. G. de. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br>. Acesso em: 5 jul. 2010.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 6 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, K. A. C. P. C. Articulação teoria e prática na formação de professores: a concepção oficial. Inter-Ação Revista da Faculdade de Educação, p. 1-54, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/ viewFile/1532/1513>. Acesso em: 13 maio 2009.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Publicado
2016-11-01
Cómo citar
Peternella, A., & Galuch, M. T. B. (2016). A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(34). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2390