Estado da Arte sobre Formação do Gestor Escolar

  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
  • Simone Albuquerque da Rocha
  • Tânia Maria Stoffel

Resumen

Neste texto são apresentados os resultados do estado da arte sobre formação do gestor escolar. Para realizar a pesquisa delimitamos o período de 2000 a 2009, tomando como referenciais as seguintes bases e materiais: teses e dissertações divulgadas pelo Banco de Teses da CAPES (64 trabalhos); 03 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Revista Educação & Sociedade (13 artigos), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (07 artigos) e 04 pesquisas apresentadas no GT Formação de Professores da ANPEd. O levantamento permitiu sistematizar os estudos para mapear a concentração das produções sobre o tema por região do país, as abordagens metodológicas, técnicas de pesquisa e os instrumentos utilizados para as coletas de dados, a questão do gênero da autoria e o agrupamento por categorias para conhecer o que já foi produzido sobre o tema em estudo. Os resultados contribuem para ilustrar o cenário da pesquisa sobre formação do gestor escolar revelando que, sobre o tema gestão escolar, há um pequeno número de pesquisas, tornando-se quase silenciada a investigação sobre a formação do gestor escolar, especialmente as políticas públicas que envolvem essa formação, merecendo maior atenção e investimento por parte dos pesquisadores da área.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Universidade Federal de Mato Grosso Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/ICHS/CUR

Simone Albuquerque da Rocha

Universidade Federal de Mato Grosso Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/ICHS/CUR

Tânia Maria Stoffel
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação
Publicado
2016-11-03
Cómo citar
Rodrigues, S. de F. P., Rocha, S. A. da, & Stoffel, T. M. (2016). Estado da Arte sobre Formação do Gestor Escolar. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 17(34). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2403