O Desaproveitamento Escolar como Objeto de Gestão

  • Dirce Nei Teixeira de Freitas

Resumen

Aborda-se neste texto o problema do desaproveitamento escolar no ensino fundamental seriado, enfocando-o pelo ângulo das intervenções destinadas ao seu equacionamento. O propósito é ressaltar a gestão desse problema como esfera de atuação obrigatória dos sistemas e escolas públicos, para a efetivação do direito à educação. Utiliza-se análise documental, de conteúdo e estatísticas. Constata-se a falta de congruência da gestão do desaproveitamento escolar com os princípios democráticos proclamados, bem como a debilidade da avaliação externa para gerar maior empenho em torno desse problema. Conclui-se que o desaproveitamento ainda não se constituiu objeto privilegiado da gestão escolar, para o que a avaliação realizada pela própria escola poderá ser fecunda.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Dirce Nei Teixeira de Freitas

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), coordenadora do Grupo “Reflexão e Memória - Estudos e Pesquisas em Educação”.

Publicado
2016-11-10
Cómo citar
Freitas, D. N. T. de. (2016). O Desaproveitamento Escolar como Objeto de Gestão. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2531