GOFFMAN, DISCÍPULO DE MEAD?

  • Paulo Vinicius Baptista da Silva

Resumen

O artigo analisa as relações entre os conceitos de dois autores do interacionismo simbólico, George Herbert Mead e Erving Goffman. A análise aponta como a teorização de Goffman representa continuidade e ruptura com as proposições de Mead, particularmente na teorização sobre o desenvolvimento do self. Interpreta que Goffman leva adiante a proposta teórica de Mead, ao realizar a análise detalhada de interações face a face em situações concretas. Apontamos elementos que nos levam a considerar a coincidência das propostas de Mead e de Goffman no plano ontológico, e nos planos epistemológico, metodológico e político, o trabalho de Goffman se ancorou nas proposições de Mead, mas se diferenciou e apresentou
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Biografía del autor/a

Paulo Vinicius Baptista da Silva

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Paraná(UFPR).

Publicado
2016-11-11
Cómo citar
Silva, P. V. B. da. (2016). GOFFMAN, DISCÍPULO DE MEAD?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 13(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2551