Desenvolvimento e Educação dos Sentimentos na Atualidade

  • Isilda Campaner Palangana
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch
  • Áurea Maria Paes Leme Goulart

Resumen

Este trabalho discute o desenvolvimento dos sentimentos, considerando o impacto da cultura e da educação escolar nesse processo. Tal intento é levado a termo com base, de um lado, nos escritos de autores clássicos da Teoria Histórico-Cultural, que dão a conhecer a gênese e o desenvolvimento das funções psíquicas, logo, também, dos sentimentos; de outro lado, busca nos pensadores da Teoria Crítica – mais precisamente em Herbert Marcuse e Theodor W. Adorno – elementos para compreender a influência da cultura mercantil no referido desenvolvimento. Fundamentadas nesses referenciais, as reflexões realizadas mostram que à educação escolar é imprescindível ter claro como ocorre a formação das capacidades cognitivas e sentimentos humanos, os fatores que influem de maneira decisiva nessa formação, para que nela possa atuar com propriedade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Isilda Campaner Palangana

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá – mestre em Psicologia da Educação – PUCSP; doutora em Educação: História e Filosofia da Educação – PUC-SP.

Maria Terezinha Bellanda Galuch

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá – Brasil; mestre em Educação – UEM; doutora em Educação: História, Política, Sociedade – PUC-SP.

Áurea Maria Paes Leme Goulart

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação
da Universidade Estadual de Maringá – Brasil; mestre em Educação – USP; doutora em Educação – USP.

Publicado
2016-11-10
Cómo citar
Palangana, I. C., Galuch, M. T. B., & Goulart, Áurea M. P. L. (2016). Desenvolvimento e Educação dos Sentimentos na Atualidade. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2528