• Educación, Internacionalización, Gestión
    Vol. 31 Núm. 61 (2025)

    Este número da Intermeio reúne reflexões que emergem dos desafios, experiências e perspectivas educativas fomentadas pelo tripé Educação, Internacionalização e Gestão. Os artigos que compõem o Dossiê exploram temas como os impactos da Rota Bioceânica em territórios indígenas, a consolidação da Rede UniRila na integração acadêmica latino-americana, os mecanismos normativos da gestão democrática na educação básica, as práticas docentes em tempos de pandemia, os índices de proficiência em Ciências ao longo de duas décadas e os enfrentamentos à violência escolar.


    As contribuições aqui apresentadas convidam à escuta sensível e ao debate qualificado, iluminando questões que atravessam a educação em contextos marcados pela diversidade, pelas desigualdades históricas e pelos efeitos de grandes empreendimentos de integração regional. Este número propõe um mergulho reflexivo que inspira e amplia horizontes.


    Fabiany de Cássia Tavares Silva
    Linoel de Jesus Leal Ordóñez

  • Pluralidades temáticas sob análise da educação
    Vol. 30 Núm. 60 (2024)

     

    No cenário educacional contemporâneo, a pluralidade de abordagens e temas se torna essencial para a compreensão e transformação das ações de ensino, aprendizagem, gestão e avaliação. Parte dessa compreensão e transformação nos leva a assumir a Educação como um campo em constante evolução, elo importante para/no desenvolvimento social e econômico, bem como para a ascensão social de camadas mais desfavorecidas. Diante disso, sob a denominação de "Pluralidades temáticas sob análise da educação" este Dossiê reúne dez artigos que exemplificam essa diversidade, contribuindo sobremaneira para o entendimento das dinâmicas educacionais contemporâneas, oferecendo auxílios valiosos para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas ao nível de América do Sul.

    Este dossiê visa explorar as diversas dimensões e abordagens da Educação, abordando temas que refletem a complexidade e a pluralidade do campo educacional contemporâneo. Pretende-se reunir estudos teóricos e empíricos que ofereçam reflexões críticas e inovadoras sobre práticas educativas, políticas públicas, inclusão, tecnologias educacionais, e as intersecções com questões sociais, culturais e econômicas.

     

  • Educação especial
    Vol. 29 Núm. 58 (2023)

    A Revista InterMeio apresenta o Dossiê CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO: DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 2, correspondente ao segundo número de 2023.

    Tal dossiê teve como propositoras/organizadoras a Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Profa.  Dra. Amélia Maria Araújo Mesquita, da Universidade Federal do Pará.

    Os artigos publicados  abordam alguma das dimensões, seja institucional, intelectual, teórica, metodológica ou cultural da pesquisa educacional, destacando as contribuições para o debate histórico, político e educativo no grande marco da Educação especial no contexto da Educação básica.

  • Internacionalización y Educación comparada
    Vol. 29 Núm. 57 (2023)

    La Revista InterMeio se complace en publicar el Dossier "Educación Comparada e Internacionalización", volumen 29, número 57 (2023).

    Este dossier fue propuesto por los editores de la Revista Intermeio de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil, bajo la Organización de Profs. Dra. Fabiany de Cassia Tavares Silva y Dr. Linoel Leal Ordóñez.

    Se trata de seis textos; cinco de ellos discuten alguna dimensión, ya sea desde elementos institucionales, intelectuales, teóricos, metodológicos o culturales de la investigación educativa, por ejemplo con sistematizaciones de experiencias o estudios de caso, etc., en el campo de la Internacionalización y la Educación Comparada, y otro que no está dentro del tema del dossier, compone nuestra sección de Demanda Continua, presentando una discusión importante enmarcada en el área de Educación como proceso social.

    El dossier se centró en tres ejes rectores:

    • Políticas y prácticas interculturales, lingüísticas y psicosociales de los sujetos en el contexto de la educación comparada y la internacionalización de sus prácticas en enseñanza, investigación, extensión, innovación, entre otros;
    • Políticas y prácticas de financiación y atracción/envío de personal internacional para la enseñanza, la investigación, la extensión y la innovación universitaria;
    • Políticas y dinámicas institucionales de difusión, popularización e internacionalización del conocimiento en Educación y ciencia: agencias, revistas, índices y rankings.

    El Equipo Editorial felicita a los autores por haber confiado en la Revista InterMeio, y por haber presentado textos de semejante calidad, impacto y contribución en varias áreas de la Educación.

    A los lectores les hacemos una invitación: disfruten leyendo, difundan y anímense a ser los próximos autores en publicar con nosotros.

  • Objetos en dispputa en el contexto educativo
    Vol. 28 Núm. 56 (2022)

    No ano 2022 não foram poucas as demandas para o Ensino Superior e suas estruturas de gestão da ciência e da tecnologia. Universidades aos poucos voltaram ao ensino presencial, sem desconsiderar que o ensino remoto emergencial conseguiu socializar o conhecimento, por meio de novas narrativas sobre o ensinar (e aprender) dentro de um novo modelo de educação mediada por tecnologia.

    Vale registrar, que nessa mediação a Educação empreendeu esforços para continuar a produzir conhecimentos, ciente da enorme diversidade de realidades educacionais, sociais e econômicas, por si só, um grande desafio mesmo em períodos não emergenciais.

    Tal continuidade, no universo deste periódico, materializou estratégias de adequação de suas políticas e práticas editoriais, culminando com a Avaliação QUALIS CAPES no estrato A3, que acabou por recompor uma visão de futuro acerca de seu comportamento de publicação, a adesão aos novos objetos e tecnologias “pós” pandemia e, a perspectiva de mobilidade ascendente da posição demarcada no estrato, e sua possibilidade de continuar mais além do contexto Brasil, seguindo sua estratégia de posicionamento internacional.

    Acresce-se a isso, a ciência das necessidades de aprimoramento em resposta aos avanços da produção e visibilidade das pesquisas em educação, bem como da dependência constante de uma comunicação eficaz, viabilizadora da sua condição de veículo de divulgação do conhecimento científico.

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