Qualificação da educação básica e licenciaturas: As recentes iniciativas da união

  • Dirce Nei Teixeira de Freitas

Resumo

A qualificação da educação básica brasileira configura-se como “política federativa”, num contexto de articulação complexa de poderes governamentais e de formas de governança. Recortando questão tão ampla e complexa, aborda-se como a atuação da União em favor daquela política transparece na formação inicial de trabalhadores para esse nível de educação. Inicia-se esclarecendo questões político-institucionais relevantes, segue-se analisando iniciativas recentes da União propostas à federação para qualificar a educação básica e medidas voltadas à formação. Finaliza-se ressaltando tendências. Na atuação da União, vislumbram- se indícios de crescente empenho do Estado brasileiro na redefinição de seu papel no sentido de controle da articulação de diferentes escalas espaciais, para o que vem sinalizando com novas práticas de governo, estímulo à governança e assunção da coordenação de ambos.

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Biografia do Autor

Dirce Nei Teixeira de Freitas

Doutora em educação pela USP, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Freitas, D. N. T. de. (2016). Qualificação da educação básica e licenciaturas: As recentes iniciativas da união. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(29). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2468