Sobre a Relação entre Ciência, Sociedade e Educação

  • Maria Terezinha Bellanda Galuch

Resumen

Este trabalho discute a vinculação entre ciência e relações sociais no período de transição feudalismo/capitalismo. Através de alguns clássicos do Renascimento, analisa a nova ciência emergindo das lutas contra a feudalidade e sendo sistematizada juntamente com a criação da sociedade burguesa. Explicita, ainda, o conflito entre as duas civilizações revelando-se no embate entre ciencia e fé. No período de ascensão da sociedade burguesa, defende-se que a educação pública deve limitar-se a instruir os indivíduos com os conhecimentos acumulados pelas gerações precedentes. A partir destas questões é possível estabelecer os fundamentos da chamada Escola Tradicional, em sua relação com a prática social mais ampla.

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Publicado
2016-11-23
Cómo citar
Galuch, M. T. B. (2016). Sobre a Relação entre Ciência, Sociedade e Educação. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 2(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2689