v. 8, n. 18 (2015)

Perspectivas da Educação Matemática (PEM) - Número Temático - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática

Sumário

Editorial vii-ix
 
Expediente e Sumário i-vi
 

Artigos

Metodologia da Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática: O quê? Por que? Como? 354-377
Maria Lucia Faria Moro
Livro Aberto: uma análise histórica 378-395
Circe Mary Silva Silva
Aspectos Conceituais e Epistemológicos da Educação Comparada Presentes no Projeto “Pesquisas Comparativas sobre Organização e Desenvolvimento Curricular na Área de Educação Matemática, em Países da América Latina 396-414
Célia Maria Carolino Pires, Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática 415-429
Cássia Aline Schuck, Cláudia Regina Flores
Metodologia de Pesquisa em Filosofia da Educação Matemática 430-447
Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Roger Miarka
As narrativas de vida como fonte para a pesquisa autobiográfica em Educação Matemática 448-467
Adair Mendes Nacarato
Uma Pesquisa Qualitativa: regulação da aprendizagem um contexto de aulas de Cálculo 468-484
Regina Luzia Corio de Buriasco, Marcele Tavares Mendes
Pesquisas em educação matemática com tecnologias digitais: algumas faces da interação 485-505
Marcelo Almeida Bairral
Os delineamentos metodológicos nas investigações brasileiras em Educação Estatística 506-525
Leandro Oliveira Souza, Celi Espasandin Lopes, Antonio Carlos Souza
Por que a pesquisa de desenvolvimento na Educação Matemática? 526-546
Jonei Cerqueira Barbosa, Andreia Maria Pereira Oliveira
Methodological Aspects of the Theory of Objectification 547-567
Luis Radford
Invocando Jerônimo e Bárbara: notas sobre o processo de tradução e observações sobre um caso específico – a tradução dos Ensaios de Lacroix 568-586
Mirian Maria Andrade, Antonio Vicente M. Garnica
Narrativas Autobiográficas e Pesquisa em História da Educação Matemática: notas metodológicas 587-606
Maria Laura Magalhães Gomes
A Terapia Gramatical-Desconstrucionista como Atitude de Pesquisa (Historiográfica) em Educação (Matemática) 607-647
Antonio Miguel
A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria 648-670
Marcelo Câmara Santos, Marcus Bessa Menezes
Pesquisar: inventar mundos com Educações Matemáticas 671-686
Sonia Maria Clareto, Margareth Rotondo
An Examination of Current Methodologies in Mathematics Education Through the Lenses of Purpose, Participation, and Privilege 687-708
Beatriz Silva D’Ambrosio, Dana Cox
Produção e Análise de Narrativas Escritas ou Orais: possibilidades na investigação sobre formação de professores de matemática 709-726
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier, Heloisa Silva
Complexidade e Pesquisa Qualitativa: questões de método 727-748
Lucélida de Fátima Maia da Costa, Elizabeth Gomes de Souza, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena
Delineando e Conduzindo o Método Misto de Pesquisa em Investigações em Educação Matemática 749-769
Milton Rosa, Davidson Paulo Azevedo de Oliveira, Daniel Clark Orey
O Tratamento Quantitativo e sua Potencialidade para a Construção de Testes Psicométricos em Pesquisas de Educação Matemática 780-783
Mateus Gianni Fonseca, Cleyton Hércules Gontijo, Juliana Campos Sabino de Souza
Estado da Arte Como Metodologia de Trabalho Científico na Área de Educação Matemática: Possibilidades e Limitações 784-802
Adriano Vargas Freitas, Wagner Barbosa de Lima Palanch
Teoria Fundamentada em Dados: uma metodologia para pesquisas em Modelagem Matemática 803-821
Lourdes Maria werle de Almeida, Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Pessoa da Silva
A Hermenêutica de Profundidade como Recurso Metodológico para as Pesquisas em História da Educação Matemática 822-838
Luzia Aparecida Souza, Fernando Guedes Cury
Grounded Theory na Educação Matemática: contribuições de um estudo com modelagem matemática 839-861
Everaldo Silveira, Tiago Emanuel Kluber
Produção de Histórias sobre/na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando um texto ficcional e Fotografias Compósitas. 862-881
Thiago Pedro Pinto
Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana: As práticas lúdicas na Educação Matemática 882-900
Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
Hermenêutica e Geometria Não Euclidiana: Imre Toth e os instrumentos específicos de uma filologia matemática 901-917
Gustavo Barbosa


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador