Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Diretrizes para Autores
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol 3 No 15 (2024): Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP
DOI:
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15
Published:
2024-12-05
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
EDITORIAL
EDITORIAL
Vera Lucia Gomes
2-3
ARTIGOS
SETE CONHECIMENTOS MORINIANOS REVISITADOS COM FORÇA TOTAL APÓS UM QUARTO DE SÉCULO DE HISTÓRIA
José Gregorio Lemus Maestre, Milagros Elena Rodriguez
7-30
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.22266
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS ELABORADAS PARA AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.
Neila Andrade Tostes López dos Santos, Vera de Mattos Machado
31-49
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21922
A MOVIMENTAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO E EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Ana Paula Furtado Soares Pontes, Patrícia Deisymar Silva Martins, Bernardina Santos Araújo de Sousa
50-66
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.20333
THE PARTNERSHIP BETWEEN SCHOOL AND FAMILY IN THE DEVELOPMENT OF ELEMENTARY SCHOOL READERS
Maria Lúcia de Souza Lacerda, Laísa Veroneze Bisol
67-82
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.20249
MATHEMATICAL MODELING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A LOOK AT EXPERIENCE FIELDS
Ana Caroline Zampirolli, Lilian Akemi Kato
83-103
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.20965
REFLEXÕES HISTÓRICAS E CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO COM A ESCOLA MODERNA
Aryadne Maluf Ribeiro Arnez de Lima, Caroline Monte verde Bernardes
104-117
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.19677
CARDÁPIO CULTURAL – MEDIAÇÃO CULTURAL PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MEMORIAL DA CULTURA E DA CIDADANIA APOLÔNIO DE CARVALHO
Elisangela Castedo Maria do Nascimento, Douglas Alves da Silva, Karina Medeiros de Lima
118-134
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.18195
PRÁTICAS COLABORATIVAS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Aparecida Lopes Faustino, Arnaldo Nogaro
135-151
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.20037
A ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE FÁBULAS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS PRODUZIDAS ENTRE 2002 E 2022
Bruno Marcelo de Souza Costa, Elivaldo Serrão Custódio, Josilene dos Anjos Pereira
152-169
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.20277
THE USE OF ASSISTIVE TECHNOLOGY IN SPECIAL STUDENT SUPPORT
César Machado, Rudinei Domingues da Cruz
170-188
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21503
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE O EMPODERAMENTO DA CRIANÇA NEGRA
Camila Freire da Silva, Francisca Maria Gomes Cabral
189-204
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21770
BRINGING THE BODY TO THE SCENE: AN INTERDISCIPLINARY ACTIVITY INVOLVING CHEMISTRY AND DANCE
Júlia Razzolini Ramires, Tania Denise Miskinis Salgado
205-225
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21356
O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:DESAFIOS NA INTEGRALIZAÇÃO DO CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR
Francieli dos Santos Aramburu, Mariana Karine Souza dos Santos, Vera Lucia Gomes
226-244
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.22270
A ÉTICA NA PESQUISA COM SERES HUMANOS: ATENDENDO AS EXIGÊNCIAS LEGAIS E O COMITÊ DE ÉTICA
Antonio Sales, Cibele de Moura Sales, Luciana Paes de Andrade, Roseimeire da Silva Rio de Oliveira, Vania Claudia Olivon
245-260
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21870
O THE NEW SECONDARY EDUCATION: REFLECTIONS ON THE CONTRIBUTIONS OF (AUTO)BIOGRAPHICAL RESEARCH
ALICE MARA TEPEDINO, Ecleide Cunico Furlanetto
261-278
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.22046
POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA DIALÉTICA SIGNIFICADO↔SENTIDO EM PESQUISA EDUCACIONAL DE TEOR ONTOLÓGICO: REFLEXÕES PRELIMINARES
Ágata Nelza Gomes de Souza, Izabella Mendes Sant'Ana
279-292
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21768
A OBRA DO PEQUENO PRÍNCIPE: POSSIBILIDADES DO IMAGINÁRIO INFANTIL COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Laisa Adriana Silva Gomes, Mariana Garcia de Pinho Campos; Janaina Nogueira Maia Carvalho
293-311
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21725
A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira, Nataly Silva, Diogo Simão
312-330
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.22154
PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICADA EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA AMPARADA POR PAULO FREIRE
Ronan Sanabria Pires, Bruno Roberto Nantes Araújo
331-347
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21693
ABORDAGEM CONTRASTIVA PORTUGUÊS/LIBRAS PARA O ENSINO DE SURDOS: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO MEC/2021
Elton John de Almeida Silva, Andréa dos Guimarães de Carvalho
348-365
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21441
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, CURRÍCULO E TECNOLOGIA: PRÁTICAS COLABORATIVAS PARA A INCLUSÃO
Luciane Jesus Velasquez, Flavinês Rebolo
366-380
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21636
O PROCESSO DA MEDICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Judith Rolim Hainzenreder, Paola Rodegheri Galeli
381-400
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.19821
O ENSINO COLABORATIVO COMO POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Andrea Dias da Silva, Daniela Marcato
401-419
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21769
DAS PAREDES DAS SALAS DE AULA ÀS REDES DIGITAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS RECONFIGURAÇÕES PROPORCIONADAS COM A EDUCAÇÃO VIA YOUTUBE
Angela Dillmann Nunes Bicca, Ana Paula Quevedo Peil
420-439
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.20957
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
PRACTICE AND THEORY: CONNECTING KNOWLEDGE IN THE ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECT AT THE UFLA APPLICATION SCHOOL
Murilo Ferreira Andrade, Franciane Sousa Ladeira Aires, Apolliane Xavier Moreira dos Santos
440-455
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v3i15.21779
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Open Journal Systems
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Keywords