Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Diretrizes para Autores
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 17 (2025): DOSSIÊ II: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO NA DIVERSIDADE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17
Publicado:
2025-02-17
Edição completa
PDF
EDITORIAL
EDITORIAL
Vera Lucia Gomes
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22869
PREFÁCIO
PREFÁCIO
Rita de Fátima Silva, Franchys Marizethe Nascimento Santana, Janete Rosa da Fonseca
8-9
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22851
ARTIGOS
UMA BREVE REVISÃO SISTEMATICA SOBRE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA SURDOCEGUEIRA:
Adriana Santos, Vera Lúcia Gomes
10-26
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22658
NEUROCIÊNCIAS E O ENVELHECIMENTO: EXPECTATIVAS E DESAFIOS DAS PESSOAS DE 40 A 90 ANOS EM RELAÇÃO A APENDIZAGEM
Elisiane Lírio dos Santos Miranda, Janete Rosa da Fonseca
27-45
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22659
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER O RESPEITO E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Eliane da Silva Bezerra dos Santos, Rozana Devina Moraes Vernochi, Rubia Corrêa Ottoni
46-61
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22650
TERRITÓRIO: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CULTURA NA VIDA DA CRIANÇA INDÍGENA
Carine Fontes Ribeiro, Janete Rosa da Fonseca
62-76
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22663
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA NO BRASIL
Isabela Cunha Gonçalves; Vera Lucia Gomes
77-91
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22689
AUTORRETRATO E ALDRAVIA COMO RECURSOS DE AUTOCONHECIMENTO E INCLUSÃO: UMA ABORDAGEM NEUROPEDAGÓGICA NA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO
Flávia Guiomar Ferreira da Silva Rohdt, Olinda Lemes da Silva, Liliane Decknes Lino Mesquita , Janete Rosa da Fonseca
92-111
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22670
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Carolina Suita, Ivone Paula de Souza Berenguer, Vera Lucia Gomes
112-126
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22653
DESAFIOS E INCLUSÃO: A ACEITAÇÃO FAMILIAR E O PROTAGONISMO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Sara Baruk Leite Oliveira, Janaina Nogueira Maia Carvalho
127-146
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22784
FATORES FACILITADORES NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Gabriela Teixeira de Carvalho Domingues, Eliane Dos Santos , Vera Lucia Gomes
147-169
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22651
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REFLEXÕES SOBRE AS TENSÕES, DESAFIOS E CONQUISTAS DA DOCÊNCIA
Catarina Padilha, Janete Rosa da Fonseca
170-192
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22672
INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PAPEL DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Welson Severino Cosme, Rúbia Corrêa Ottoni
193-207
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22667
REFLEXÕES SOBRE O USO DA MUSICALIDADE ALIADA AO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Carine Nunes, Janete Rosa da Fonseca, Milaine da Silva Gomes
208-225
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22442
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Keila Cristina Ribeiro Vale, Vera Lucia Gomes
226-245
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22831
O ENSINO DE FILOSOFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DA PERSPECTIVA HEGELIANA
Thiago Moura, Rúbia Ottoni
246-274
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22550
ELABORAÇÃO DE UM PERFIL DISCENTE DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DA EJA NO MUNICÍPIO DE AREIA BRANCA-SE
Tiago Fagundes Santos, David Arenas Carmona
275-293
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22737
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE ENTRE FAMÍLIA, EDUCADORES E TERAPEUTAS NOS CUIDADOS ÁS CRIANÇAS COM AUTISMO: EMPATIA, COMUNICAÇÃO RESPEITOSA E ACOLHEDORA.
Maria Geciane Silva, Aparecida de Souza dos Santos
294-315
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22767
CONTRIBUTOS DA ARTETERAPIA NAS RELAÇÕES INTERPROFISSIONAIS INCLUSIVAS: O FOCO PARA CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Cleilze Costa e Silva, Ana Lúcia Gomes da Silva
316-330
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22788
DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR NA ESCOLA
Rogson Barra Launé, Rúbia Corrêa Ottoni Ottoni, Adrielly Naiara Rodrigues Rodrigues
331-345
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22815
INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR
Sheila Oliveira da Silva Clemente, Rita de Fátima da Silva
346-364
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22844
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: O VÍNCULO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, UMA ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA
Janete Rosa Fonseca, Samira Martins Guimarães Mourão
365-380
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22849
AUTONOMIA E PROTAGONISMO: PONTOS DE ENCONTRO ENTRE MONTESSORI E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Isabela de Souza Domingues, Luana Hercule Mesquita, Rúbia Corrêa Ottoni
381-398
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22848
ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA LUDICIDADE: DESVELANDO SUA FUNCIONALIDADE NO PROCESSO ENSINAR/APRENDER
Rafaela Carla Panuchi, Julia Rossi Santos, Fernanda Ferreira de Paula, Ellen Auxiliadora de Barros Benevides, Franchys Marizethe Nascimento Santana
399-418
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22859
CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DE TELAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA E AS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Juliana Delfino dos Santos, Ana Claudia da Silva Gomes, Janete Rosa Fonseca
419-433
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22852
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DILEMAS E PANORAMAS À FRENTE DE DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS
Stéphani Lúcia Rodrigues, Cíntia Geni SILVA, Franchys Marizethe Nascimento SANTANA
434-452
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22858
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL: DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO COTIDIANO ESCOLAR
Giselly Souza de Oliveira, Aparecida de Sousa dos Santos
453-467
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22709
A MENSURAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: EQUIDADE OU VULNERABILIDADE? UMA REVISÃO SOBRE OS AVANÇOS LEGISLATIVOS NA ÁREA DO ICMS EDUCACIONAL
Camila Rodrigues dos Reis Souza Mateus, Franchys Marizethe Nascimento Santana
468-489
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22857
COMPREENDENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA INFÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA O DESENVOLVIMENTO, BEM COMO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
Hortência Regina Pimentel Soares, Janete de Lima Verne, Juliana Silva Rodrigues dos Santos Sales, Franchys Marizethe Nascimento Santana
490-507
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22863
ANÁLISE DO DISCURSO: UM CAMINHO PARA APRIMORAR A REDAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Patrícia Machado Sales, Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha
508-522
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22850
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Regina Batista da Cruz Gonzaga, Rúbia Corrêa Ottoni
523-537
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22864
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINAR E APRENDER
Adriana Furtado Baez, Roberta Carvalhal , Franchys Marizethe Nascimento Santana
538-552
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22862
O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTIRRACISTA
Fernanda Rodrigues dos Santos, Rúbia Correa Ottoni
553-571
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22754
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE NA INTERSECÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E RAÇA
Andrezza Cardim, Fátima Cristina Cunha
572-586
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22613
INCLUSÃO NA PRÁTICA: VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL DESAFIADOR EM MINAS GERAIS
Barbara Isabela Gomes Guerino, Bruno Roberto Nantes Araujo
587-609
PDF
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22855
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Palavras-chave