Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Diretrizes para Autores
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol 1 No 17 (2025): DOSSIÊ II: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO NA DIVERSIDADE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17
Published:
2025-02-17
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
EDITORIAL
EDITORIAL
Vera Lucia Gomes
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22869
PREFÁCIO
PREFÁCIO
Rita de Fátima Silva, Franchys Marizethe Nascimento Santana, Janete Rosa da Fonseca
8-9
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22851
ARTIGOS
UMA BREVE REVISÃO SISTEMATICA SOBRE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA SURDOCEGUEIRA:
Adriana Santos, Vera Lúcia Gomes
10-26
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22658
NEUROCIÊNCIAS E O ENVELHECIMENTO: EXPECTATIVAS E DESAFIOS DAS PESSOAS DE 40 A 90 ANOS EM RELAÇÃO A APENDIZAGEM
Elisiane Lírio dos Santos Miranda, Janete Rosa da Fonseca
27-45
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22659
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER O RESPEITO E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Eliane da Silva Bezerra dos Santos, Rozana Devina Moraes Vernochi, Rubia Corrêa Ottoni
46-61
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22650
TERRITÓRIO: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CULTURA NA VIDA DA CRIANÇA INDÍGENA
Carine Fontes Ribeiro, Janete Rosa da Fonseca
62-76
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22663
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA NO BRASIL
Isabela Cunha Gonçalves; Vera Lucia Gomes
77-91
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22689
AUTORRETRATO E ALDRAVIA COMO RECURSOS DE AUTOCONHECIMENTO E INCLUSÃO: UMA ABORDAGEM NEUROPEDAGÓGICA NA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO
Flávia Guiomar Ferreira da Silva Rohdt, Olinda Lemes da Silva, Liliane Decknes Lino Mesquita , Janete Rosa da Fonseca
92-111
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22670
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Carolina Suita, Ivone Paula de Souza Berenguer, Vera Lucia Gomes
112-126
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22653
DESAFIOS E INCLUSÃO: A ACEITAÇÃO FAMILIAR E O PROTAGONISMO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Sara Baruk Leite Oliveira, Janaina Nogueira Maia Carvalho
127-146
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22784
FATORES FACILITADORES NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Gabriela Teixeira de Carvalho Domingues, Eliane Dos Santos , Vera Lucia Gomes
147-169
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22651
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REFLEXÕES SOBRE AS TENSÕES, DESAFIOS E CONQUISTAS DA DOCÊNCIA
Catarina Padilha, Janete Rosa da Fonseca
170-192
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22672
INCLUSÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O PAPEL DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Welson Severino Cosme, Rúbia Corrêa Ottoni
193-207
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22667
REFLEXÕES SOBRE O USO DA MUSICALIDADE ALIADA AO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Carine Nunes, Janete Rosa da Fonseca, Milaine da Silva Gomes
208-225
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22442
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Keila Cristina Ribeiro Vale, Vera Lucia Gomes
226-245
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22831
O ENSINO DE FILOSOFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DA PERSPECTIVA HEGELIANA
Thiago Moura, Rúbia Ottoni
246-274
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22550
DEVELOPMENT OF A STUDENT PROFILE FOR FINAL-YEAR EJA STUDENTS IN THE MUNICIPALITY OF AREIA BRANCA, SE
Tiago Fagundes Santos, David Arenas Carmona
275-293
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22737
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE ENTRE FAMÍLIA, EDUCADORES E TERAPEUTAS NOS CUIDADOS ÁS CRIANÇAS COM AUTISMO: EMPATIA, COMUNICAÇÃO RESPEITOSA E ACOLHEDORA.
Maria Geciane Silva, Aparecida de Souza dos Santos
294-315
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22767
CONTRIBUTOS DA ARTETERAPIA NAS RELAÇÕES INTERPROFISSIONAIS INCLUSIVAS: O FOCO PARA CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Cleilze Costa e Silva, Ana Lúcia Gomes da Silva
316-330
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22788
DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR NA ESCOLA
Rogson Barra Launé, Rúbia Corrêa Ottoni Ottoni, Adrielly Naiara Rodrigues Rodrigues
331-345
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22815
INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR
Sheila Oliveira da Silva Clemente, Rita de Fátima da Silva
346-364
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22844
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: O VÍNCULO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, UMA ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA
Janete Rosa Fonseca, Samira Martins Guimarães Mourão
365-380
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22849
AUTONOMIA E PROTAGONISMO: PONTOS DE ENCONTRO ENTRE MONTESSORI E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Isabela de Souza Domingues, Luana Hercule Mesquita, Rúbia Corrêa Ottoni
381-398
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22848
ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA LUDICIDADE: DESVELANDO SUA FUNCIONALIDADE NO PROCESSO ENSINAR/APRENDER
Rafaela Carla Panuchi, Julia Rossi Santos, Fernanda Ferreira de Paula, Ellen Auxiliadora de Barros Benevides, Franchys Marizethe Nascimento Santana
399-418
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22859
CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DE TELAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA E AS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Juliana Delfino dos Santos, Ana Claudia da Silva Gomes, Janete Rosa Fonseca
419-433
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22852
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DILEMAS E PANORAMAS À FRENTE DE DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS
Stéphani Lúcia Rodrigues, Cíntia Geni SILVA, Franchys Marizethe Nascimento SANTANA
434-452
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22858
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL: DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO COTIDIANO ESCOLAR
Giselly Souza de Oliveira, Aparecida de Sousa dos Santos
453-467
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22709
A MENSURAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: EQUIDADE OU VULNERABILIDADE? UMA REVISÃO SOBRE OS AVANÇOS LEGISLATIVOS NA ÁREA DO ICMS EDUCACIONAL
Camila Rodrigues dos Reis Souza Mateus, Franchys Marizethe Nascimento Santana
468-489
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22857
COMPREENDENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA INFÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA O DESENVOLVIMENTO, BEM COMO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
Hortência Regina Pimentel Soares, Janete de Lima Verne, Juliana Silva Rodrigues dos Santos Sales, Franchys Marizethe Nascimento Santana
490-507
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22863
ANÁLISE DO DISCURSO: UM CAMINHO PARA APRIMORAR A REDAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Patrícia Machado Sales, Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha
508-522
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22850
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Regina Batista da Cruz Gonzaga, Rúbia Corrêa Ottoni
523-537
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22864
AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINAR E APRENDER
Adriana Furtado Baez, Roberta Carvalhal , Franchys Marizethe Nascimento Santana
538-552
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22862
O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTIRRACISTA
Fernanda Rodrigues dos Santos, Rúbia Correa Ottoni
553-571
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22754
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE NA INTERSECÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E RAÇA
Andrezza Cardim, Fátima Cristina Cunha
572-586
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22613
INCLUSÃO NA PRÁTICA: VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL DESAFIADOR EM MINAS GERAIS
Barbara Isabela Gomes Guerino, Bruno Roberto Nantes Araujo
587-609
PDF (Português (Brasil))
DOI :
https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i17.22855
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Open Journal Systems
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Keywords