Ir al contenido principal Ir al menú de navegación principal Ir al pie de página del sitio
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade (ISSN 2358-1840) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí (CPNV), publica artigos científicos e ensaios teóricos e resenhas inéditos que se relacionem mediata ou imediatamente à área da Educação e das Ciências Sociais, caracterizando-se como uma publicação quadrimestral divulgadora das Humanidades no/do meio acadêmico-científico.
  • Actual
  • Archivos
  • Avisos
  • Métricas
  • CopySpider
  • Acerca de
    • Sobre la revista
    • Envíos
    • Equipo editorial
    • Declaración de privacidad
    • Contacto
Buscar
  • Registrarse
  • Entrar
  1. Inicio /
  2. Archivos /
  3. Vol. 12 Núm. 33 (2025)

DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33
Publicado: 2025-12-12
  • Editorial
    Célia Regina de Carvalho
    1-5
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24635
  • Gamification in science education: an overview of scientific production
    Anna Hester Marotti Magalhães Braz##common.commaListSeparator##Meire Ramalho de Oliveira##common.commaListSeparator##José Roberto Herrera Cantorani ##common.commaListSeparator##Antonio Cano##common.commaListSeparator##Carlos Eduardo Gomes de Castro
    6-30
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.22630
  • Pedagogical approaches to improving the military training system with regard to the current challenges
    Vadym Shemchuk##common.commaListSeparator##Oksana Kabitska##common.commaListSeparator##Oleksandr Skrypka##common.commaListSeparator##Ivo Svoboda##common.commaListSeparator##Andrii Danylevskyi
    31-46
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v13i34.24312
  • Professional competence and methodological culture as factors in the development of pedagogical skills of future foreign language teachers
    Nataliia Telychko##common.commaListSeparator##Kyrylo Harashchuk##common.commaListSeparator##Olha Osova##common.commaListSeparator##Alla Lisnychenko##common.commaListSeparator##Dmytro Chystiak
    47-66
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v13i34.23954
  • Educação midiática na prática: descobertas a partir da interação em sala de aula
    Alice Melo Xavier##common.commaListSeparator##Nathália Saidelles Cunha##common.commaListSeparator##Taís Steffenello Ghisleni
    67-81
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.22615
  • As práticas de alfabetização e letramento matemático e os REDs na inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental
    Elisangela Alves dos Reis##common.commaListSeparator##Rozangela Barbosa Cardoso##common.commaListSeparator##Fernanda Horwat Medeiros##common.commaListSeparator##Maria Clara de Oliveira
    82-94
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24375
  • Inclusão escolar e transtorno opositivo desafiador: desafios e práticas pedagógicas no ensino de matemática
    Maiara Ghiggi##common.commaListSeparator##Antonio Piveta##common.commaListSeparator##Rodrigo Chardson Rodrigues Caldas##common.commaListSeparator##Jeronimo Becker Flores
    95-113
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23548
  • Direito à educação por meio de políticas de inclusão
    Claudovil Barroso de Almeida Júnior
    114-125
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23148
  • Tecnologias digitais na inclusão de pessoas com deficiência auditiva
    Damiano Miotti##common.commaListSeparator##Célia Regina de Carvalho##common.commaListSeparator##Marina Brasiliano Salerno
    126-146
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.22965
  • Atuação clínica do neuropsicopedagogo: funções executivas e ambientais no desenvolvimento infantil
    Dilcinea dos Santos Reis##common.commaListSeparator##Paula Aparecida Diniz Gomides##common.commaListSeparator##Thais Aparecida Santos
    147-169
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23988
  • Evaluación psicológica en el diagnóstico del Trastorno Oposicionista Desafiante: una revisión integrativa de la literatura
    Isadora da Silva Gregorio##common.commaListSeparator##Thays Martins de Lima
    170-189
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23538
  • Tecnologia assistiva em perspectiva: abordagens interdisciplinares e educacionais em teses de doutoramento
    Luana Almeida Ayala##common.commaListSeparator##Suzana Marssaro Santos Sakaue ##common.commaListSeparator##Reinaldo dos Santos
    190-204
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24425
  • Percepções de professores da educação infantil sobre o brincar com base em entrevistas recorrentes
    Adriana Alonso Pereira##common.commaListSeparator##Aline de Novaes Conceição
    205-220
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23989
  • Protetores do meio ambiente em ação: as aulas de educação física na educação infantil durante o estágio curricular supervisionado
    Rubia Truppel##common.commaListSeparator##Elisângela Cândido ##common.commaListSeparator##Alessandra Catarina Martins ##common.commaListSeparator##Franciane Maria Araldi
    221-240
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23427
  • DESAFÍOS RELACIONADOS CON EL PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTACIÓN ESCOLAR (PNAE):
    Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis##common.commaListSeparator##Priscila Oliveira dos Santos
    241-262
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24573
  • El uso de datos de evaluación externa en las escuelas: percepciones de docentes y directivos
    Vanessa Ramos de Freitas##common.commaListSeparator##Ana Carolina Amorim Bicalho
    263-283
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23974
  • IDEB: primeiro como tragédia e depois como farsa
    Raimundo Sergio de Farias Junior##common.commaListSeparator##Leonardo Gonçalves de Alvarenga##common.commaListSeparator##Aldeniza de Oliveira Ximenes
    284-305
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23898
  • Militarização da educação e o silenciamento da sexualidade nas escolas públicas brasileiras
    Lorraine Guerra##common.commaListSeparator##Paloma Soares de Almeida ##common.commaListSeparator##Luma de Bortol i Silva ##common.commaListSeparator##Daiane Fabricia Carvalho Barros Martins
    306-318
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24394
  • Relação aluno - professor à luz da legislação moçambicana: análise de suas implicações pedagógicas na escola secundária K, em Nampula
    Lázaro Sairosse Mujange
    319-339
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23692
  • Avaliação de estratégias utilizadas na gestão da qualidade em unidades acadêmicas de instituições de ensino superior
    Raphael Barboza##common.commaListSeparator##Marcelo Jasmim Meiriño##common.commaListSeparator##Mirian Picinin i Méxas
    340-364
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23705
  • Tornar-se adulto: o papel dos projetos de vida em jovens universitários
    Luana Rodrigues##common.commaListSeparator##Deyseane Maria Araújo Lima
    365-392
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23535
  • Modos de subjetivação discente no programa de pós-graduação em educação em ciências (PPGECI)
    Alice Stephanie Tapia Sartori##common.commaListSeparator##Aline Kroth
    393-410
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.23061
  • Somos compartilhantes, nessa confluência de saberes?!
    Robson Aparecido da Costa Silva
    411-416
    • PDF (Português (Brasil))
    DOI : https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.22558
Enviar un artículo

Área: Educação

e-ISSN: 2358-1840

Indice h5: 9

Mediana h5: 14

Periodicidade: Trimestral
Coleção Principal da Web of Science

Idioma
  • Português (Brasil)
  • Español (España)
  • English

PDRES es una publicación del Programa de Posgrado Profesional en Educación - PPGPE

Clustrmaps

Palabras clave
Artículos más leídos
  • DA RACIONALIDADE TÉCNICA À RACIONALIDADE CRÍTICA: FORMAÇÃO DOCENTE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
    8366
  • Os desafios vivenciados por famílias de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista
    5461
  • A Gestão Participativa na Escola
    5400
  • O desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural
    3355
  • Estranhos a nossa porta
    3136
  • Breve história da profissionalização docente no Brasil
    3012
  • Quintais produtivos como espaços da agroecologia desenvolvidos por mulheres rurais
    2860
  • Relação entre família, escola, especialistas e o desenvolvimento de pessoas autistas
    2708
  • Efeitos da musicoterapia na comunicação, socialização e imaginação em crianças com perturbação do espectro do autismo: um estudo de caso em Rebordosa - Portugal
    2223
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a empregabilidade: entre a formação e a inclusão
    2142
Información
  • Para lectores/as
  • Para autores/as
  • Para bibliotecarios/as
Open Journal Systems

Indexadores, Diretórios e Bases de dados: Web of Science; LatinREV; Latindex; Diadorim; Clase; Base; DOAJ; WorldCat; Portal de Periódicos Capes; Sumarios.org; Road; RCAAP; Google Acadêmico; LivRe; REDIB; OasisBR; LA Referencia; OpenAireExplore; MIAR; Sucupira; Crossref; Miguilim; Edubase.

 

PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Revista do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) do Campus de Naviraí da UFMS https://ppgep-cpnv.ufms.br/

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional".

Acerca de este sistema de publicación